Nesta sexta-feira, 11, foi dada a largada do ciclo olímpico da Equipe Olímpica Permanente de boxe do Brasil. Cinco pugilistas entraram no ringue na primeira luta do torneio, que é o primeiro compromisso internacional do time após os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ramon Conceição, Rebeca Lima e Joel Ramos venceram primeiras lutas, porém Beatriz Soares e Radija Gama perderam estreias.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O primeiro brasileiro a lutar na Finlândia foi Ramon Conceição, nos 57kg. O pugilista lutou no corner azul e encarou o ucraniano Oleksandr Tysmbal. Mais ativo no começo do primeiro round, o brasileiro conseguiu encaixar bons golpes de direita, e levou a parcial por 5 a 0. Em seguida, o árbitro considerou o brasileiro muito faltoso, desse modo tirou um ponto de Ramon. Porém, ele foi dominante e garantiu segundo round na opinião de todos os juízes, ficando com 4 a 0. No terceiro assalto, o árbitro seguiu vendo o brasileiro batendo na nuca do ucraniano, tirando mais um ponto de Ramon. Com dois pontos a menos, Ramon Conceição venceu novamente por unanimidade com placar de 5 a 0.
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
Depois, Rebeca Lima, nos 60kg, subiu ao ringue e enfrentou Maud Van der Toorn, da Holanda. No corner vermelho, apesar de ser mais baixa que a adversária, a brasileira conseguiu acertar bons golpes de esquerda, de modo que levou o primeiro round na opinião de todos os juízes. Na sequência, a carioca seguiu com bom volume de luta, também vencendo com facilidade o segundo e terceiro assaltos por 5 a 0.
Logo em seguida, Beatriz Soares, nos 66kg, acabou caindo na primeira luta dos 66kg para a inglesa Kayla Allen. No primeiro round, a brasileira não conseguiu investir nos golpes, e assim acabou com revés de 4 a 1. Na segunda parcial, precisando mudar o jogo, Bia teve golpes diretos mais encaixados, desse modo levou o round pelos mesmos 4 a 1, empatando a luta. No último round, a brasileira levou golpes limpos e potentes de Allen, que conquistou três dos cinco juízes. Assim Beatriz Soares se despediu do Tammer Tournament com decisão dividida e placar de 3 a 2.
Finalizando o dia do Brasil, de azul, Joel Ramos, na categoria acima de 92kg, venceu de virada o italiano Dean Nwokedi Chime por decisão dividida. O baiano teve dificuldade nos golpes diretos e assim, perdeu de 3 a 2 para o adversário no primeiro round. Mais ativo, Joel conseguiu levar o segundo assalto pelo mesmo placar, deixando a decisão para a última parcial. No último round, Joel Ramos foi superior, e chegou a abrir contagem faltando um minuto para o fim do combate. Desse modo, venceu a luta por decisão dividida de 4 a 1.
+ Confira agenda de lutas dos brasileiros no Tammer Tournament
Radija cai para atleta olímpica
Fazendo sua estreia internacional, Radija Gama, nos 50kg, acabou caindo para a finlandesa Pihla Kaivo-oja. A atleta da casa é a grande estrela da competição, tendo disputado os Jogos Olímpicos de Paris-2024, alcançando as quartas de final do torneio.
A brasileira lutou de azul e teve páreo duro. A finlandesa tem a envergadura maior, e desfrutou da vantagem para controlar a luta. Mais ativa, Pihla Kaivo-oja conseguiu golpear a brasileira de forma limpa, não deixando dúvidas aos juízes. Com muito volume, a filandesa conseguiu que a arbitragem abrisse contagem no segundo assalto. Mesmo voltando para a luta, a brasileira resistiu mas não conseguiu virar a luta, perdendo por decisão unânime. A categoria de Radija Gama é feita no sistema todos contra todos, desse modo ela volta ao ringue em Tampere no sábado, para novo combate.