8 5
Siga o OTD

Boxe

Brasileiros conhecem adversários no Tammer Tournament

Cinco brasileiros fazem estreias nesta sexta-feira, 11, em primeira competição internacional da seleção brasileira

Beatriz Soares Viviane Pereira Golden Belt de boxe
Foto: Divulgação-IBA

Nesta quinta-feira, 10, foi realizado o sorteio das chaves do Tammer Tournament, competição na Finlândia que é o primeiro compromisso da Equipe Olímpica Permanente de boxe após os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Sete pugilistas brasileiros conheceram seus caminhos para conquistar o título do campeonato.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Dos oito representantes do Brasil, Caique Baptista não compete por falta de atletas da categoria 51kg. Três pugilistas, Radiga Gama (50kg), Rebeca Lima (60kg) e Ramon Conceição (57kg) terão disputas de todos contra todos, enfrentando todos os participantes de suas respectivas categorias. O campeão será aquele que vencer mais confrontos.

Ramon será o primeiro brasileiro no ringue nesta sexta-feira, enfrentando o ucraniano Oleksandr Tysmbal. A luta é a segunda do dia, e está programada para 12h15 (horário de Brasília). Já Rebeca Lima luta contra a holandesa Maud Van der Toorn, na sétima luta às 13h45. Beatriz Soares, da categoria 66kg, terá disputa eliminatória convencional, e enfrenta a inglesa Kayla Allen como primeira adversária às 14h, confronto seguinte ao de Rebeca.

Radija Gama, estreante em torneios internacionais, fará luta nos 50kg contra anfitriã Pihla Kaivo-oja, às 15h15, como 12ª luta do dia. Por fim, Joel Ramos, dos +92kg, enfrenta o italiano Dean Nwokedi Chime, na última luta do dia, programada para início às 15h45. O baiano também tem torneio eliminatório convencional.

Viviane Pereira e Felipe Ignácio ficam de bye

Outros dois brasileiros disputam o Tammer Tournament. Viviane Pereira, nos 75g, e Felipe Ignácio, nos 80kg estão de bye na primeira rodada e ambos enfrentam adversários em torneio eliminatório convencional. Viviane luta apenas no último dia de competições, no domingo, e espera a vencedora entre a alemã Ilvy Scheibe e a finlandesa Mari Sillansuo, enquanto o paulista aguarda quem ganhar entre Jaakko Haanpää da Finlândia e Ali Smesem da Suécia e luta no sábado.

Chance para novos atletas

O Tammer Tournament será a primeira oportunidade de novos boxeadores mostrarem força em competições internacionais. Segundo o Head Coach Mateus Alves, o time é uma mescla entre atletas já experientes, mas outros menos rodados no circuito internacional. “É o primeiro torneio do ciclo de 2028, onde a Equipe Olímpica Permanente inicia testes com novos atletas viajando, representando o grupo principal. Vamos iniciar já com o Tammer Tournament com uma equipe mista, entre alguns atletas do ciclo Paris e alguns desse grupo novo”, explicou o treinador.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Boxe