8 5
Siga o OTD

Boxe

Campeões coroados no Brasileiro Cadete e Juvenil de boxe

Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil de boxe conhece mais 19 novos campeões nesta quinta-feira (5), no Paraná

boxe, cadete, brasileiro

As jovens promessas do boxe brasileiro apresentaram um ótimo nível no último dia do Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil de boxe. Mais 19 atletas se tornaram campeões nacionais. Destaque para o tetracampeonato do baiano Samuel Rosa dos Santos e o inédito título de Arrisson Junior, de Roraima, que é o primeiro atleta indígena campeão brasileiro de boxe.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

O dia começou com as últimas seis finais do cadete, reunindo atletas de 15 e 16 anos. Nos 50kg feminino, em uma final acirrada, Maria Oliveira (RJ) venceu Dayllane Moreira (RJ) por 3 a 2. Em seguida, nos 52kg, Adrielly Aragão (SP) bateu Ketteley Passos (BA) também por 3 a 2. Nos 50kg masculino, a vitória foi de Bruno Silva (BA) que derrotou Daniel Bernarbe (RJ) por 3 a 2. Em seguida, na final dos 57kg, Maicon Reis (BA) superou Abias Barreto por 3 a 2 para ficar com a medalha dourada.

Histórico

Um resultado histórico aconteceu na final da categoria até 63kg masculino. O roraimense Arrison Junior ganhou o ouro, após vencer Leonardo Schaitel (SC) em uma decisão unânime da arbitragem. Arrison é do povo Macuxi e se tornou o primeiro atleta indígena campeão brasileiro de boxe. Por fim, na categoria até 75kg, Claudio Souza ganhou de Jean Bahiense (BA) por 5 a 0 para ficar com o título brasileiro.

Na sequência, aconteceram as finais femininas do juvenil, para atletas de 17 e 18 anos. A primeira campeã foi a baiana Ilana Daltro, que superou Agatha Goes (SP) por 5 a 0 nos 51kg. O segundo ouro da Bahia veio na categoria até 54kg com Thifany Barbosa. Ela ganhou de Ana Lívia Linhares (MG) por unanimidade. Outra que dominou a sua luta e venceu na opinião de todos os juízes foi a carioca Letícia Brito, que levou o ouro nos 57kg ao superar Jessica Coutinho (BA).

Nos 65kg, Daniela Dias (SP) pressionou Yasmim Correia (PB) durante a luta inteira. Após a terceira abertura de contagem, a abritragem definiu a vitória de Daniela por RSC. Fechando as finais femininas, Ana Gabriela Maia (DF) venceu Julia Olveira (SP) por 5 a 0 para se tornar campeã brasileira.

Nos 50kg masculino, o baiano Gabriel Assis se tornou bicampeão brasileiro ao derrotar Fabrício Chaves (RJ) por 5 a 0. Já nos 55kg, Alisson dos Santos (BA) venceu Isaac Veloso (PA) pelo mesmo placar. Na final dos 60kg, Givaldo Neto (SC) foi desclassificado, com o ouro ficando com Icaro Silva (PB).

É tetra!

Um dos principais resultados do dia veio na categoria até 65kg, com a vitória de Samuel Rosa dos Santos (BA) superando Ithalo Cardoso (ES) por 4 a 0. Assim, o baiano se tornou tetracampeão brasileiro. Outro que foi imponente na sua categoria foi o paulista Yuri Alves, que venceu Rikelmy Mariano (SC) por RSC ainda no primeiro round, para levar o ouro nos 75kg.

Para fechar a competição, mais duas medalhas de ouro para a Bahia. Nos 80kg, Samuel Cardoso venceu Marcos Bastos (MT) por 5 a 0. Em seguida, Felipe Aleixo derrotou Cauê Souza (SP) para ficar com o título de cadete.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Boxe