Paris – O boxe brasileiro fez sua estreia oficial nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, na North Paris Arena. Keno Marley Machado, na categoria até 92kg, subiu ao ringue na noite deste domingo (28). O brasileiro venceu o britânico Patrick Brown por decisão dividida de 4 a 1 e avançou às quartas de final do torneio. Agora, ele enfrentará o cazaque Nazym Kyzaibay na luta pela medalha. As surpresas no dia foram as eliminações do cubano Julio Cesar La Cruz e do italiano Aziz Mouhiidine.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
A luta
No primeiro round, o combate iniciou equilibrado, com ambos os boxeadores trocando alguns golpes. Pouco depois, Keno conectou as melhores investidas na reta final e saiu em vantagem por unanimidade. Ele seguiu bem na parcial seguinte, mesmo com o crescimento do atleta da Grã-Bretanha. Desse modo, com mais um triunfo parcial, agora por 4 a 1 na decisão dividida, o baiano apenas administrou a diferença no terceiro assalto e confirmou sua classificação.
- Ponteiros prevalecem e Minas ganha do Goiás pela Superliga
- Déborah Medrado anuncia aposentadoria da ginástica rítmica
- Sabrina brilha na pontuação, mas perde para Gabi na Champions
- Com virada no fim, União Corinthians bate Mogi no NBB
- São José tem noite ‘à Carbonari’ e derrota Caxias no NBB
O pugilista segue conservador quanto ao pódio, apesar da dominância na luta, em que Keno levantou o punho ao final dos três rounds. Neste domingo, dois candidatos a medalhas, o cubano bicampeão olímpico Julio Cesar La Cruz e o italiano duas vezes medalhista mundial Aziz Mouhiidine foram surpreendidos e deixaram a competição ainda na primeira rodada.
“Hoje foi um dia atípico, em que vários nomes que eram dados como favoritos foram eliminados. Eu tive que ser o primeiro a lutar da delegação aqui em Paris, e saí com a vitória, isso é importante para todo o grupo”, explicou o atleta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
“A estreia é sempre estreia. Aqui é o maior evento multiesportivo do mundo, é a minha segunda vez em Jogos Olímpicos, e apesar de fazer isso todo dia, tem um peso diferente”, analisou o brasileiro sobre lutar em Paris-2024.
Favoritos caem
Na categoria 92kg há um lutador acima dos demais: Julio Cesar La Cruz. O cubano é bicampeão olímpicos (2016 e 2020) e era o favorito ao ouro em Paris. Entretanto foi surpreendido pelo ex-compatriota que representa o Azerbaijão Loren Afonso Domingues. La Cruz venceu o primeiro round das oitavas de final por 4-1, mas perdeu os dois seguintes por 3-2 e deixou a competição de forma precoce.
Outro que caiu antes do esperado foi o italiano Aziz Mouhiidine, dono de duas pratas mundiais (2021 e 2023). Contra o usbeque Lazizbek Mullojonov, perdeu os três rounds da luta das oitavas de final. Primeiro por 4-1, depois por dois 3-2. Era-se esperado, inclusive, que fizesse luta dura contra o brasileiro Keno Marley.
Próximas lutas com brasileiros
Keno Marley volta para a luta da medalha neste dia 1º, contra o cazaque Nazym Kyzaibay, às 16:52 (horário de Brasília). Beatriz Ferreira, nos 60kg, é a próxima a subir no ringue. A vice-campeã olímpica em Tóquio-2020 enfrenta a americana Jajaira Gonzalez, rival que venceu na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O confronto acontece nesta segunda-feira (29), às 15h32.