Paris – Após reconhecer base do Time Brasil no segundo dia na França, nesta quinta-feira, 25, foi realizado o Congresso Técnico e sorteio de chaves de boxe dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Desse modo, stiveram presentes comissões técnicas das equipes que participam da edição francesa. Felipe Romano, chefe de equipe da do Brasil esteve presente na definições das chaves masculinas e femininas.
- Kamilla Cardoso joga bem, mas Shanghai perde na WCBA
- Verthein, Claudia Sabino e Diana e Jairo são destaques em 2024
- Franca bate dupla carioca antes de duelos diretos pela ponta
- “Noite de natal” fecha primeiro turno (e o ano) no NBB com 6 jogos
- Falta de renovação pode prejudicar resultado do Brasil em LA
Nas categorias masculinas, Abner Teixeira, medalhista de bronze nos últimos Jogos, estreia nos +92kg contra o equatoriano Gerlon Congo no dia 29 de julho, de modo que pode pegar na segunda rodada o atleta da casa Djamili Aboudou. Já Keno Marley, nos 92kg, começa caminhada olímpica no dia 28 de julho contra o britânico Patrick Brown, porém pode enfrentar italiano Aziz Mouhiidine ou o uzbeque Lazizbek Mullojonov na luta seguinte. Wanderley Pereira, nos 80kg, faz primeira luta contra haitiano Cedrick Belony-Duliepre, mas nas quartas de final pode enfrentar Oleksandr Khyzhniak, prata em Tóquio após nocaute de Hebert Conceição na final dos 75kg. Luiz Oliveira, o Bolinha, faz estreia contra americano Jamal Harvey no dia 31. Por fim, Michael Trindade estreia nos 51kg contra cubano Alejandro Claro no dia 30 de julho.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No boxe feminino, o Brasil pegou bye em todas as cinco categorias classificadas. A vice-campeã olímpica Beatriz Ferreira pode enfrentar na estreia dos 60kg a americana Jajaira Gonzalez, semifinalista no Pan de Santiago, já no 29 de julho. Caroline Almeida, nos 50kg, pode enfrentar italiana Giordana Sorrentino ou casaque Nazym Kyzaibay no dia 1 de agosto. No mesmo dia, Barbara Santos, a Bynha, pode pegar ou dominicana Maria Moronta ou a taiwanesa Chen Nien Chin. Já Jucielen Romeu faz sua primeira luta contra americana Alyssa Mendoza ou húngara Mijgona Samadova no dia 2. Enquanto Tatiana Chagas, nos 54kg, já tem adversária definida, sendo a sul-coreana Im Aeji, no dia 30 de julho.
CONFIRA AS CHAVES DOS BRASILEIROS
Mateus Alves segue com metas de duas medalhas
“Chaveamento olímpico não tem lugar simples. As chaves do masculino estão bem difíceis, contra países tradicionais, inclusive teremos estreias contra rivais diretos na América, que são Cuba e EUA. Além disso, em duas categorias temos adversários que são favoritos ao ouro na segunda luta, que são as do Keno e Wanderley. Já no feminino, também enfrentaremos países tradicionais. Seguimos confiantes na preparação e com o prognóstico de duas medalhas. Agora é nos concentramos para as lutas, analisaremos o chaveamento com calma, faremos análises de vídeo para montar planos estratégicos para cada adversário, assim podendo fazer um bom campeonato e cumprir a meta”, comentou o treinador da seleção Mateus Alves.
Com 10 atletas em 10 categorias, o Brasil é a segunda delegação do boxe que mais classificou pugilistas para os Jogos de Paris, ficando atrás somente de Austrália e Uzbequistão. Além disso, com 9 cabeças de chaves, o país já tinha caminhos pré-definidos com o sorteio deles no torneio olímpico. E agora, todos os brasileiros estão devidamente colocados nas chaves. Keno Marley fará a estreia pela equipe brasileira no dia 28 de julho, às 15:16 (horário de Brasília).