8 5
Siga o OTD

Boxe

Ronaldo Silva vence revanche e vai à final do Brasileiro Elite

Atleta baiano superou Caique Cardoso, de Roraima, em reedição da semifinal da última edição do torneio

Luta entre Ronaldo Silva (BA), de vermelho, e Caique Cardoso (RR), de azul, pelo Brasileiro Elite de boxe (Lázaro Viana/@lazarovianafoto)
Luta entre Ronaldo Silva (BA), de vermelho, e Caique Cardoso (RR), de azul, pelo Brasileiro Elite de boxe (Lázaro Viana/@lazarovianafoto)

Após mais uma sessão do Campeonato Brasileiro Elite de 2024, em Brasília, foram definidos os primeiros finalistas do torneio nacional, em combates nas categorias 51kg, 63,5kg e 71kg, no masculino, e 63kg, no feminino. Em reedição de confronto da última edição da competição, Ronaldo Silva, da Bahia, bateu Caique Cardoso, de Roraima, e avançou à decisão.

No primeiro round, Ronaldo conseguiu encaixar os principais golpes do duelo e levou a melhor por 4 a 1. Depois, ele acelerou o ritmo e aplicou 5 a 0 sobre o seu adversário. Mesmo com a reação de Caique no terceiro assalto, onde o o representante de Roraima acertou as investidas de maior potência, o baiano saiu com a classificação em 4 a 0. “Tinha perdido para ele no ano passado, só que dessa vez eu vim muito mais treinado e mais atento, porque eu sabia que ele é agressivo. Graças a Deus consegui vencer e estou na final mais uma vez do Campeonato Brasileiro”, falou Ronaldo.

Atleta da equipe permanente da seleção brasileira, Wendel Barbosa garantiu o seu lugar na decisão do torneio no 51kg. Ele encarou Tauã Cardoso, do Distrito Federal, em luta que levantou o público presente no Ginásio Nilson Nelson. No ringue, Wendel manteve o controle das ações do início ao fim e fechou o confronto por unanimidade. O Capitão, como é conhecido, é o atual campeão nacional da categoria e busca o bicampeonato consecutivo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cristiano Pereira bate atual campeão e vai à final no 71kg

Iniciando as disputas no 71kg, o baiano Kaian Reis e o paranaense Cristiano Pereira entraram em ação na capital federal. Cristiano, que é irmão de Wanderley “Holyfield” Pereira da seleção brasileira, começou na frente por 3 a 2. Logo depois, ele repetiu o placar e abriu dois juízes a um sobre o seu adversário. Por fim, o atleta do Paraná sacramentou sua classificação com uma vitória por unanimidade. “São quatro anos sem subir no pódio. “Eu persisti e graças a Deus ele me honrou. Vamos para a final buscar esse título”, contou o pugilista vencedor. Já na última luta da sessão, o sergipano Cassio Oliveira derrotou o capixaba Jonatas de Jesus por decisão dividida em 4 a 1. “Foi uma luta muito difícil, mas eu vim me preparando bastante, consegui acertar mais golpes e graças a Deus sair com a vitória”, falou Cassio.

Queila Braga e Tamires Menezes farão a final no 63kg

Abrindo o quinto dia de competições, a paulista Queila Braga foi a primeira atleta classificada à decisão do Brasileiro Elite. Em confronto contra a carioca Paloma Lemos, ela se mostrou superior sobre a adversária durante toda a luta. Dessa forma, Queila venceu os três assaltos por unanimidade e carimbou sua vaga na grande final. “É muito gratificante estar aqui, já acordo agradecendo por essa oportunidade incrível. O campeonato está maravilhoso, uma honra mais uma vez estar ali dentro do ringue, melhor ainda sair com a vitória”, comemorou a representante de São Paulo. Sua rival será Tamires Menezes, do Rio Grande do Norte, que derrotou Bianca Silva, de Minas Gerais, na semifinal. Ela também sobrou na disputa e levou a vitória na decisão unânime.

Todinho e Zé Bim avançam à decisão no 63,5kg

Na terceira categoria masculina da primeira sessão, Arilson Gonçalves, de Minas Gerais, e Breno Carvalho, da Bahia, foram os classificados para a final no 63,5kg. O primeiro a avançar foi o mineiro Todinho, como é conhecido, que eliminou o paraense Cleyson Oliveira. Ele dominou o seu rival desde o começo e terminou com o triunfo de 5 a 0. Na sequência, o baiano Zé Bim enfrentou o amapaense David Barreto. Encaixando os principais golpes no seu adversário, Breno levou a melhor na decisão unânime.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Boxe