Foi dada a largada para o início do Campeonato Brasileiro Elite de 2024, em Brasília. Na primeira sessão desta terça-feira (11), oito lutas foram realizadas no ringue montado no Ginásio Nilson Nelson, localizado na capital federal. O destaque ficou para o acreano Breno Galdino, da categoria até 51kg, que venceu seu combate por nocaute.
Na primeira luta do dia, Alecsandro Oliveira, da Paraíba, conseguiu conectar os principais golpes e levar o primeiro round por decisão dividida em 4 a 1. Depois, Heitor Phelippo, de Minas Gerais, reverteu a situação e igualou a disputa com um triunfo por 3 a 2. Já no assalto decisivo, Heitor sacramentou a virada no confronto da categoria até 51kg e avançou à próxima rodada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Lutas pela chave até 63,5kg
Após o combate que abriu a edição de 2024 do Brasileiro Elite, iniciaram as lutas da chave até 63,5kg. No primeiro duelo, o atleta Breno Galdino, do Acre, dominou seu adversário no round inicial, o mato-grossense Eliseu Sousa, e venceu a parcial por unanimidade. O roteiro se repetiu nos dois assaltos seguintes, onde Breno acertou um lindo cruzado de esquerda e nocauteou o seu rival para ficar com a vitória. “É uma sensação muito maravilhosa, ter sido o primeiro a nocautear no Campeonato Brasileiro de 2024, só tenho a agradecer e que eu venha pras próximas lutas mais forte ainda”, comemorou Breno Galdino.
Na sequência, o pernambucano Paulo Souza largou em vantagem sobre o goiano Taironi Santana por decisão dividida dos juízes em 3 a 2. Taironi passou a encaixar mais golpes e conseguiu o empate na parcial seguinte, também pelo placar de 3 a 2. No fim, domínio total do boxeador de Goiás, que venceu o terceiro round por unanimidade.
Finalizando as disputas da categoria até 63,5kg, Zacarias Ribeiro, do Rio de Janeiro, iniciou sua campanha impondo um ritmo avassalador sobre Neyviton Santana, de Sergipe. Com inúmeros golpes bem encaixados, o carioca fez com que a arbitragem abrisse contagem para o seu adversário e encerrasse o combate logo no primeiro assalto.
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
Combates na categoria até 80kg
Abrindo a chave até 80kg, também no masculino, Ademilson Junior, de Sergipe, e Luiz Dias, do Espírito Santo, subiram no ringue do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Mostrando uma postura mais ofensiva, Ademilson levou os dois rounds iniciais por decisão unânime. Logo depois, ele seguiu encaixando os melhores golpes do combate, o que obrigou o juiz a encerrar a luta antes do fim do terceiro assalto.
Na sequência, o pernambucano Gabriel de Oliveira começou a luta aplicando as melhores investidas sobre o rival, o mato-grossense Victor Aguiar, e saindo na frente por 5 a 0. Ele continuou com um ritmo forte, não dando espaço para qualquer início de reação do seu adversário. Dessa forma, Gabriel se saiu vitorioso por decisão unânime da arbitragem.
Daniel Pereira, de Goiás, iniciou melhor no combate contra Lucas Diniz, do Rio de Janeiro, superior e levou a melhor no round inicial por 5 a 0. Depois, Lucas entrou de vez na luta e superou o seu adversário na decisão dividida em 3 a 2. Seu bom momento continuou no assalto seguinte e o atleta carioca triunfou por unanimidade, o que o deu a vitória pelo placar de 3 a 2.
Já no último confronto da sessão da manhã, Maksuel Santos, representante da Paraíba, largou na frente sobre Gustavo Araújo, de Santa Catarina. Ele venceu de maneira unânime nos dois primeiros rounds. Com os golpes de melhor conexão, Maksuel sacramentou o resultado ao seu favor em 5 a 0. “Começamos o Campeonato Brasileiro com o pé direito, ou com a mão direita, e vamos para a próxima. Dia 13 tem mais”, contou o boxeador da Federação Paraibana.
Por fim, na sessão da tarde, acontecerão 22 lutas das seguintes categorias: 57kg, 71kg e 92kg, no masculino, e 50kg, 54kg, 57kg, 60kg, 63kg e 75kg, no feminino. Você pode acompanhar todos os combates através da transmissão ao vivo via canal da CBBoxe no YouTube.