Siga o OTD

Boxe

Wanderson de Oliveira se despede do Pré-Olímpico da Tailândia

Medalhista no último Mundial, Shuga perde para polonês por decisão dividida e não tem mais chances de ir para Paris-2024

Wanderson de Oliveira, o Shuga, lutando no Pré-Olímpico Final de boxe
(Foto: Arquivo/IBA)

Depois de vencer duas lutas, o brasileiro Wanderson de Oliveira perdeu para o polonês Damian Durkacz por decisão dividida, na manhã desta quarta-feira (29), e encerrou sua participação na categoria até 71kg do Pré-Olímpico Final de boxe, disputado em Bangkok, na Tailândia. Viviane Pereira (75kg) segue representando do país na competição e está a duas vitórias da vaga olímpica.

Shuga, como é conhecido, fez uma luta parelha contra Durkacz, mas acabou sendo derrotado. O polonês levou vantagem no primeiro round na visão dos cinco árbitros e ganhou por unanimidade. Na segunda parcial, o brasileiro conseguiu convencer somente dois juízes e a vitória do polonês se encaminhou. Wanderson impôs um maior volume de golpes no último round, mas não conseguiu a virada e saiu derrotado em 4:1.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Medalhista de bronze no Mundial do ano passado, Shuga encerra sua participação no Pré-Olímpico Final nas oitavas de final, após ter vencido duas lutas. Ele precisava chegar na semifinal ou vencer a repescagem, caso tivesse caído nas quartas de final, para garantir uma vaga em Paris-2024. Apenas cinco cotas olímpicas estão em jogo em sua categoria, a até 71kg.

Vivi segue viva

Assim como Wanderson de Oliveira, Cleisson Charles (63,5kg) também perdeu no Pré-Olímpico Final e deu adeus a Paris. Dessa forma, apenas Viviane Pereira ainda tem chances de classificação olímpica para Paris. Ela venceu sua luta de estreia e está nas oitavas de final da categoria até 75kg, onde enfrentará a nigeriana Patricia Mbata, no sábado (1º), pela manhã. A brasileira precisará ganhar mais dois combates para carimbar o passaporte para a capital francesa – há quatro vagas em jogo em sua categoria.

O boxe brasileiro já tem dez vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nove delas foram obtidas através da campanha história dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, com Caroline Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg), Barbara Santos (66kg), Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg). A outra veio no primeiro Pré-Olímpico Mundial, obtida por Luiz Oliveira (57kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Boxe