A equipe olímpica de boxe do Brasil voltou aos treinos nesta semana já com o calendário definido para a temporada 2024. No momento, o país conta com nove atletas já classificados para os Jogos de Paris-2024. São eles Caroline Almeida (50kg) Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Barbara Santos (66kg); Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg). Outros quatro, Wanderson Oliveira (71kg), Luiz Oliveira (57kg), Yuri Reis (63,kg) e Viviane Pereira (75kg), vão precisar conquistar a vaga em um dos dois Pré-Olímpicos marcados para acontecer este ano.
- Rio Women’s Cup vai reunir velejadoras no Rio de Janeiro
- Argentina recebe Sul-Americano de Slalom e Caiaque Cross
- Brasília recebe Etapa da Copa do Mundo de Triatlo
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE E TIK TOK
Colômbia é o primeiro destino
Com exceção de Bia Ferreira, que encerrou seu ano mais tarde por causa da luta profissional que realizou em dezembro, todos os outros atletas já começaram a pegar pesado nos treinamentos nesta semana. A bicampeã mundial e vice-campeã olímpica se junta aos companheiros na segunda-feira, dia 8 de janeiro. Depois disso, no dia 11, a equipe olímpica do Brasil segue para sua primeira viagem de preparação para o ano de 2024. Os titulares vão para a Colômbia, onde permanecem até o dia 24.
Europa e Pré-Olímpico
A volta para casa será curta e rápida. Mal vai dar tempo de desfazer as malas porque os 13 titulares da equipe olímpica de boxe já seguem no dia 27 de janeiro para a Alemanha para fazer a segunda base de treinamento até a primeira semana de fevereiro. De lá, a equipe segue para a Itália, onde todos ficam juntos até o dia 28 de fevereiro. Neste momento, quem já está classificado para os Jogos Olímpicos volta para casa, enquanto Wanderson Oliveira, Luiz Oliveira, Yuri Reis e Viviane Pereira seguem para Busto Arsizio, onde acontecerá até o dia 10 de março o primeiro Pré-Olímpico, que classificará os quatro primeiros de cada categoria para Paris-2024.
Apesar de não estarem envolvidos no Pré-Olímpico, os nove já classificados para os Jogos não terão descanso. A comissão técnica estuda para a segunda quinzena de março uma nova fase de treinamento na Europa ou mesmo a disputa de um torneio.
Torneios da World Boxing
No mês de abril, entre os dias 14 e 21, a equipe olímpica de boxe do Brasil já tem presença confirmada no International Invitational, torneio organizado pela World Boxing, em Pueblo, no Colorado, Estados Unidos. Em maio, entre os dias 17 e 21, o destino dos pugilistas brasileiros será a Eidhoven Cup, na Holanda.
Última chance
Entre 23 de maio e 13 de junho, os atletas que ainda não tiverem conquistado a classificação para Paris-2024 terão sua última oportunidade no Torneio Pré-Olímpico que será disputado na Tailândia e que vai distribuir as vagas derradeiras para os Jogos.
Depois disso, entre os dias 16 e 20 de junho, a CBBoxe vai organizar o Grand Prix Brasil em São Paulo, uma competição interna que vai servir de despedida para os atletas que vão representar o país nos Jogos Olímpicos. Entre 10 e 22 de julho acontecerá a última fase de treinamento, em Rio Maior, Portugal e no dia 23 de julho a equipe olímpica viaja para Paris para buscar bater o recorde de três medalhas conquistadas em Tóquio-2020.