Graziele Sousa, Beatriz Ferreira, Luiz Fernando da Silva e Abner Teixeira abrem participação brasileira na 69ª edição do Torneio de Strandja com vitórias.
A Seleção Brasileira de Boxe estreou com quatro vitórias, nesta segunda-feira (19), na 69ª edição do Strandja Tournament, realizado em Sofia, na Bulgaria. Graziele Sousa, Beatriz Ferreira, Luiz Fernando da Silva e Abner Teixeira abriram a participação brasileira no torneio vencendo. Nesta terça-feira (20), Cleverton Lucas faz a primeira luta contra Plamen Petkov, da Bulgária.
A primeira brasileira a subir no ringue nesta segunda-feira foi Graziele Sousa. A pugilista brasileira teve pela frente Yasmmine Moutakki, do Marrocos. No confronto entre as duas, Grazielle levou a melhor, com todos os árbitros dando vantagem no combate para ela, sacramentando a vitória por 5 a 0.
Outra brasileira que lutou foi Beatriz Ferreira. Um dos grandes nomes da modalidade na última temporada, a brasileira enfrentou no confronto de estreia pelo Torneio de Strandja a americana Stacia Suttles. Em duelo um pouco mais equilibrado do que o de Graziele, a vitória foi verde e amarela novamente, agora por uma vantagem segura de 4 a 1, fechando a participação brasileira neste primeiro dia de competição de maneira invicta.
Ao Olimpíada Todo Dia, a atleta falou sobre o combate. “Foi muito boa a luta, foi uma luta dura, mas consegui colocar meu estilo e fiquei colocando pressão o tempo todo. Mais uma experiência única. Estava lutando contra os Estados Unidos, não podia deixar passar. Fora que ela é muito alta! Mas foi ‘massa’, agora é descansar e me preparar para as próximas, e tentar não cometer os mesmos erros”, disse Bia.
No masculino, Luiz Fernando da Silva abriu o dia brasileiro na competição enfrentando o atleta do Azerbaijão, Elvin Isayev. No combate, o pugilista do Brasil foi absoluto e conseguiu o triunfo de forma unânime, 5 a 0, avançando para a próxima fase da competição.
Fechando o dia do Brasil, Abner Teixeira subiu ao ringue para enfrentar o ucraniano Ramazam Muslimov. Em um confronto totalmente dominado pelo pugilista brasileiro a vitória veio mais uma vez por decisão unânime dos juízes, 5 a 0, e a vaga na próxima fase da competição.
Competições no exterior
Após uma pré-temporada de treinos, a Seleção Brasileira de Boxe olímpico se dividiu em dois grupos, oito pugilistas estão disputando o Strandja Tournament, realizado em Sofia, na Bulgaria. E outros dois atletas irão disputar o o Torneio de Verão de Iquique, no Chile.
Todo o trabalho de Pré-Temporada e competições internacionais estão direcionadas para um grande objetivo: a participação do Boxe brasileiro nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, no próximo mês de maio.
Confira a composição das equipes brasileiras:
69º Strandja Tournament
51kg Graziele Sousa
60kg Beatriz Ferreira
60kg Wanderson Oliveira
64kg Luiz Fernando da Silva
69kg Arisson Tavares
75kg Hebert Conceição
81kg Cleverton Lucas
91kg Abner Teixeira
Treinadores: Mateus Alves e Wellington Lisboa (Técnico convidado do RJ)
Torneio de Verão de Iquique
56kg Arilson Gonçalves
91kg Matheus de Matos
Treinador: Claudio Aires