8 5
Siga o OTD

Boxe

CBBoxe se manifesta sobre expulsão da IBA no COI

Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) afirmou que pretende manter o foco no boxe olímpico após desfiliação da IBA pelo COI

Atleta do Brasil golpeia adversária em luta dos Jogos Olímpicos de Tóquio CBBoxe, COI e IBA
(Foto: Wander Roebrto/COB)

Nesta quinta-feira (22), a Associação Internacional de Boxe (IBA) foi expulsa do Comitê Olímpico Internacional (COI) em uma sessão extraordinária do COI. Ao todo, 69 membros da entidade votaram pela expulsão da IBA após uma série de críticas, alertas e punições nos últimos anos. Na tarde desta quinta, a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) se manifestou sobre a situação e disse que vai trabalhar para continuar viabilizando as conquistas olímpicas dos pugilistas do Brasil.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O diretor geral do COI Christophe De Kepper garantiu que o boxe estará presente nos Jogos de Los Angeles 2028. O belga afirmou que a organização do esporte em Paris 2024 será similar ao que aconteceu em Tóquio 2020. Porém, a IBA já mencionou que seus árbitros e dirigentes estão proibidos de colaborar com o COI. Ainda nesta quinta-feira, começa a disputa do boxe nos Jogos Europeus que definirá as primeiras vagas olímpicas na modalidade.
+ Gabriel Araújo quebra recorde mundial no Campeonato Brasileiro
+ Angelina comemora retorno à seleção após lesão
+ Sete skatistas do Brasil avançam de fase no Pro Tour de Roma
+ Marcelo Melo avança à semifinal em Halle
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Posicionamento Brasileiro

O boxe brasileiro irá buscar se adaptar à questão para manter o sonho dos atletas do país de participarem dos Jogos Olímpicos de Paris. Em nota publicada nesta tarde, Marcos Brito, presidente da CBBoxe, disse que a entidade irá manter o trabalho para conseguir bons resultados em Paris-2024 e além.

“Temos orgulho do trabalho olímpico que desenvolvemos. Orgulho dos atletas que buscam esse sonho e se esforçam ao máximo para consegui-lo, da equipe que dá a eles todo suporte, um trabalho exaustivo, mas que nos enche de orgulho. E vamos continuar a trabalhar nesse sentido. Além da decisão de punir a IBA, o COI também confirmou a presença do boxe, em Paris 2024 e acenou pela manutenção em definitivo do esporte nos Jogos futuros. Por isso, vamos continuar a trabalhar para ter bons resultados em Paris e nos Jogos Olímpicos que virão. Destarte, caso haja uma nova entidade que vá ser a responsável por liderar a jornada olímpica do boxe, nós vamos aderir. É isso que importa para nosso caminhar: obter o rumo necessário para o boxe seguir olímpico e para que nós continuemos obtendo bons resultados e orgulhando nosso povo“, disse o gestor da CBBoxe em parte da nota.

+ Confira a nota na íntegra aqui

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Boxe