O brasileiro Wanderley Pereira foi arrasador em sua estreia no Campeonato Mundial de boxe, em Tashkent, no Uzbequistão, neste domingo (07). Ele dominou o emiradense Fahad Alkhoori e venceu por contagem interrompida dos pontos. Dessa forma, avançou às oitavas de final da categoria até 75kg. Michael Trindade (51kg), Luiz Oliveira (57kg) e Abner Teixeira (+92kg) também entraram em ação, mas foram derrotados e deram adeus à competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Guia completo do Mundial de boxe masculino
Wanderley fez um grande combate contra Fahad Alkhoori. Nos dois primeiros rounds, demonstrou boa intensidade e venceu ambos na visão de todos os cinco juízes. Na segunda parcial, aliás, o árbitro principal chegou a interromper a luta por conta de um golpe certeiro do brasileiro no asiático.
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
A luta prosseguiu e, mesmo com a vitória praticamente garantida, o baiano continuou com um forte ritmo. Ainda antes da metade do terceiro round, ele encaixou uma bela sequência de golpes e deixou o adversário sem rumo. O juiz mais um vez foi obrigado a parar o combate, desta vez para finalizá-lo.
Dessa forma, Wanderley Pereira venceu por contagem interrompida de pontos (RSC) e avançou às oitavas de final da categoria até 75kg (não-olímpica). Na próxima fase, ele enfrentará o cazaque Nurkanat Raiys, em luta programada para acontecer na terça-feira (09). Holifyeld, como é conhecido, tem 22 anos e participa de sua segunda edição de Mundial de boxe.
Outros brasileiros eliminados
Os demais brasileiros que entraram em ação neste domingo foram eliminados. Luiz Gabriel Oliveira (57kg), o Bolinha, perdeu para o tajique Asror Vohidov, por decisão dividida, nas oitavas de final. O brasileiro levou a melhor no primeiro round e viu o adversário ser superior no segundo. A luta teve equilíbrio na parcial decisiva e, após revisão do júri técnico, Vohidov venceu por 4:3.
Michael Douglas (51kg) também caiu diante do azeri Masud Yusifzada por decisão dividida, em luta interrompida antes do fim. O brasileiro saiu derrotado no primeiro round, venceu o segundo e ia vem no terceiro, quando um corte na cabeça do adversário fez com que o árbitro encerrasse o combate. Como o azeri estava em vantagem naquele momento, levou a vitória.
Por fim, o medalhista olímpico Abner Teixeira (+92kg) perdeu para o georgiano Nikoloz Begadze, por 4:1. O adversário foi superior em todos os rounds, na visão do júri, e apenas um árbitro deu vitória para o brasileiro. Assim como Bolinha, Abner também parou nas oitavas de final.
Dessa forma, o Brasil segue com três representantes no Mundial de boxe masculino. Além de Wanderley Pereira (75kg), Wanderson Oliveira (71kg) e Keno Marley Machado (92kg) estão nas oitavas de final de suas respectivas categorias. Keno entrará em ação nesta segunda-feira (07), contra o sírio Alaa Ghoussoun.