O boxe brasileiro assegurou sua primeira medalha no Torneio de Strandja, disputado em Sófia, na Bulgária. Nesta quinta-feira (23), Abner Teixeira superou o francês Dili Djamili por decisão dividida e chegou na semifinal da categoria acima de 92kg. Como não há disputa de terceiro lugar, ele tem, no mínimo, um bronze assegurado. Keno Marley Machado (92kg) também venceu no dia e chegou até as quartas de final, enquanto Luiz Oliveira (57kg) foi eliminado.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Vindo de duas vitórias na competição, Abner teve um adversário duro nas quartas de final. Dili Djamili impôs um forte ritmo no começo e conseguiu vencer o primeiro round na opinião de três juízes. O brasileiro, entretanto, rapidamente se recuperou e fez um grande segundo round para receber a vitória para os cinco árbitros. Assim, ele ficou em vantagem para a parcial final e teve o controle da luta para carimbar o passaporte para a semifinal.
+ Brasil perde para os EUA na última rodada da SheBelieves Cup
+ Luca cai em simples e nas duplas do Feeder de Dusseldorf de tênis de mesa
+ Marcelo Melo vai às quartas do Rio Open
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Buscando um lugar na final, o medalhista olímpico enfrentará na próxima fase o armênio Davit Chaloyan, que passou pelo alemão Nikita Putilov nas quartas. O duelo está programado para acontecer no sábado (25), na sessão noturna (período da tarde, no horário de Brasília). Em caso de nova vitória, a final será realizada no domingo (26).
Keno avança e Bolinha perde
Outro brasileiro que foi muito bem no dia foi Keno Marley Machado (92kg). Fazendo sua estreia na competição, ele arrasou o turco Acar Berat, sendo dominante durante toda a luta para sair vencedor por decisão unânime. Classificado para as quartas de final, ele agora está a uma nova vitória de garantir uma medalha na competição. Seu próximo adversário será o uzbeque Lazizbek Mullojonov, na tarde desta sexta-feira (24).
Já Luiz Oliveira (57kg) perdeu para o cazaque Orazbek Assylkulov por decisão dividida. O adversário começou melhor e venceu o primeiro round na opinião dos cinco árbitros. O brasileiro equilibrou as ações na parcial seguinte, mas levou a vitória para apenas dois juízes. No terceiro round, Bolinha aumentou a intensidade e os cinco juízes lhe deram a vitória. No entanto, não foi suficiente para que ele ganhasse a luta. Luiz ainda recebeu punição e teve pontuação descontada. Assim, perdeu por 3:0.
Dessa forma, o brasileiro parou nas oitavas de final do Torneio de Strandja. Antes de cair para o cazaque, ele havia passado pelo estadunidense Jahmal Harvey, que é o atual campeão mundial da categoria, em sua estreia. Bolinha, como é conhecido, tem duas medalhas de bronze (2020 e 2021) na competição búlgara, que é uma das mais antigas e tradicionais do boxe internacional.
Além de Abner e Keno, o Brasil tem mais três representantes no Torneio de Strandja. Assim como Keno, Caroline Almeida (50kg), Jucielen Cerqueira (57kg) e Beatriz Ferreira (60kg) também estão nas quartas de final e entrarão em ação nesta sexta-feira (24). Outros sete brasileiros já deram adeus ao torneio.