Na reta final de preparação para os Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022, a seleção brasileira de boxe mostrou força ao vencer nove das 11 lutas disputadas no desafio contra a Argentina, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.
As lutas mais equilibradas aconteceram entre as mulheres e, em uma delas, aconteceu a primeira vitória argentina na competição. Rebeca Santos, substituta na categoria até 60 kg da medalhista olímpica Beatriz Ferreira, que não vai participar dos Jogos Sul-Americanos porque se prepara para sua estreia no boxe profissional, foi derrotada em decisão dividida por Vivian Palavecino.
+São Paulo e Bahia são campeões do Brasileiro juvenil e cadete
Já na 54 kg, Tatiana Chagas superou também em decisão dividida a Milagros Herrera. Todos os rounds foram divididos. A brasileira venceu o primeiro por 4 a 1 e o segundo por 3 a 2, mas perdeu por 3 a 2. No fim do combate, três juízes deram a vitória para Tatiana e dois apontaram a argentina como vencedora.
Quem também venceu por 3 a 2 foi a medalhista mundial Caroline Santos, que teve muita dificuldade para bater Florencia López. A brasileira venceu o primeiro round (3 x 2), perdeu o segundo (3 x 2), mas conseguiu ser um pouco superior no terceiro para vencer a luta (3 x 2).
A luta mais polêmica aconteceu na categoria até 51 kg masculina. Depois de um combate muito equilibrado, Ruan Pablo Jesus foi declarado vencedor por unanimidade contra Ramón Quiroga, que deixou o ringue revoltado e sequer cumprimentou o adversário.
Na ótica dos juízes, no entanto, o brasileiro foi melhor de forma unânime no primeiro round. No segundo, quatro deram vantagem para o argentino. Mas, no terceiro, quatro apontaram a vitória para Ruan Pablo Jesus, enquanto apenas um acreditou que Ramón Quiroga tinha sido o melhor.
Nos outros combates, não houve muita discussão, especialmente na 71 kg em que Wanderson Oliveira nocauteou Joel Salva no primeiro round. Nas outras vitórias por unanimidade, a superioridade do vencedor foi indiscutível. Isso aconteceu nos 5 a 0 de Yuri Falcão sobre Joel Mafauad (63 kg), de Barbara Santos em Mirna Posse (75 kg), Luiz Oliveira contra Angel Palacios (57 kg), Jucielen Romeu diante de Sofia Robles (54 kg), Wanderley Pereira ante Joel Salva (71 kg) e também na segunda vitória argentina da noite de Lúcia Pérez contra Haziel Santos, estreante da seleção brasileira, na última luta do programa.
Além do desafio, houve duas lutas entre brasileiros, já que a Argentina não trouxe atletas das categorias mais pesadas. Titulares da seleção brasileira, Keno Marley (92 kg) e Abner Teixeira (acima de 92 kg) venceram por unanimidade, respectivamente, João Silva e Matheus Matos.