As principais estrelas do boxe brasileiro como os medalhistas olímpicos Beatriz Ferreira e Abner Teixeira e o vice-campeão mundial Keno Machado confirmaram o favoritismo com que entraram no Campeonato Brasileiro e se classificaram para as finais, que serão disputadas neste domingo, no Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Outros atletas da seleção como Luiz Oliveira, Wanderson Oliveira, Jucielen Romeu, Graziele Jesus, Ruan Pablo e Isaías Filho também venceram e vão disputar as decisões de suas categorias.
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, campeã mundial em 2019 e vice em 2022, Beatriz Ferreira não deu nenhuma chance a Mirelly Alves na semifinal. A pugilista baiana partiu com tudo para cima da adversária e fez com que a arbitragem abrisse contagem três vezes antes de encerrar o combate no segundo assalto. Na final da categoria até 60 kg, Bia terá pela frente Rebeca Lima Santos, que venceu Mônica Conceição por unanimidade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Medalha de bronze em Tóquio na categoria pesado, Abner Teixeira subiu para a super pesado (acima de 92 kg) e está invicto até agora na nova classe. Em 2022, foi campeão do Bocksai Istvan Memorial, na Hungria, do Continental das Américas e do Grand Prix Ústi Nad Labem, em Praga. No Campeonato Brasileiro, ele busca seu quarto título da temporada. Neste sábado, o boxeador paulista derrotou Alisson Santos por decisão unânime e vai enfrentar na final o campeão brasileiro do ano passado, Joel Silva, que venceu Matheus Matos.
Já Keno Machado, vice-campeão mundial no ano passado e campeão olímpico da juventude em Buenos Aires-2018, confirmou seu favoritismo contra João Batista da Silva e vai disputar o título brasileiro dos 92 kg contra Ramon Batagelo, que eliminou Isaque Santos na semifinal.
Campeão do Continental das Américas em 2022 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018, Luiz Oliveira, neto do medalhista olímpico Servílio de Oliveira, teve dificuldades na semifinal e só eliminou Arílson Gonçalves por decisão dividida dos jurados. Na final dos 57 kg, neste domingo, ele enfrenta Douglas Andrade, que superou Ramón Conceição por unanimidade.
Também campeão continental em 2022, Wanderson Oliveira, que chegou às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, venceu por unanimidade Luiz Fernando da Silva e vai decidir o título do Campeonato Brasileiro nos 71 kg contra Nicollas Santos, que bateu Edson Jesus na semifinal.
Uma das lutas mais equilibradas do dia aconteceu nos 51 kg. Atual titular da seleção brasileira, Ruan Pablo venceu Ronaldo Silva, que deteve o posto até o Mundial do ano passado, por decisão dividida com três jurados dando a vitória para ele e dois para o adversário. Ele vai enfrentar na final Michael Douglas, que venceu Caíque Cardoso por unanimidade.
Nos 80 kg, Isaías Filho confirmou seu favoritismo e venceu Cleverton Lucas por unanimidade e vai enfrentar na decisão Wanderlei Pereira, que também foi apontado como vencedor pelos cinco jurados contra Kauê Bellini.
Na categoria até 63,5 kg, Yuri Falcão, sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi, derrotou Cassio Oliveira por unanimidade e vai disputar a final contra Kaian Reis, que eliminou Pedro Conceição em decisão dividida.
No feminino, as experientes Jucielen Romeu (57 kg), Graziele Jesus (54 kg) e Flávia Figueiredo (75 kg) confirmaram seus favoritismos contra, respectivamente, Taynna Cardoso, Alana Lima e Jessica Silva e vão enfrentar na decisão do Campeonato Brasileiro Yasmin Silva, Alana Lima e Nadja Santos.