O Brasil tem duas medalhas garantidas no Mundial de boxe feminino, que está sendo disputado em Istambul, na Turquia! Caroline de Almeida (52kg) e Beatriz Ferreira (60kg) venceram suas lutas nesta segunda-feira (16) e se garantiram nas semifinais de suas respectivas categorias, já tendo um lugar no pódio. Jucielen Romeu (57kg) também entrou em ação no dia pelas quartas de final, mas foi derrotada.
+ Bia Haddad Maia e Rafael Matos atingem melhores rankings da carreira no tênis
A primeira a subir no ringue foi Caroline de Almeida. Disputando a categoria 52kg, ela encarou a irlandesa Carly McNaul e não deu chances para a adversária, vencendo por decisão unânime. A brasileira levou a melhor no primeiro round na visão de cinco árbitros, ganhou o segundo na opinião de quatro juízes e, no último assalto, ganhou por 3:2.
Com a vitória e a classificação às semifinais, Carol garantiu uma medalha, já que no boxe não há disputa de terceiro lugar. Assim, quem perde na semi garante o bronze. Buscando um lugar na final, a indiana Zareen Nikhat, que passou pela inglesa Davison Taylor nas quartas. O confronto está programado para acontecer na quarta-feira (18).
Bia Ferreira vence luta truncada
É SEMIFINAAAAAAAL! 🥊🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) May 16, 2022
Beatriz Ferreira garante a 2ª medalha pro Brasil no Mundial de Istambul 🇹🇷
Vitória sobre Natalia Sadrina 🇷🇸 e vaga na semi 💪🏼#CanalOlimpicodoBrasil pic.twitter.com/ux4u0NiyMQ
Bia Ferreira também venceu a sérvia Natalia Sadrina por unanimidade. Diferente das duas primeiras lutas, porém, a brasileira teve pela frente uma luta muito truncada. A adversária abusou da tática de golpear e segurar, o que tornou o duelo muito travado. Ainda assim, Bia foi superior e venceu todos os três rounds, mesmo recebendo uma punição no último assalto.
Garantida nas semifinais, Bia segue viva na defesa de seu título mundial. Ela foi campeã do torneio em 2019, na última edição realizada antes da pandemia de Covid-19. Buscando um lugar na segunda final mundial de sua carreira, a vice-campeã olímpica enfrentará a italiana Alessia Mesiano, que venceu a grega Mariela Cani. O duelo acontecerá na quarta (18).
Jucielen eliminada
Já pela categoria até 57kg, Jucielen Romeu não conseguiu superar a taiwanesa Lin Yu-Ting, campeã mundial em 2018 e bronze em 2019, e foi eliminada. A brasileira até fez uma boa luta, mas perdeu por pontos por decisão unânime dos ártbitros. Apesar de ficar sem a medalha, foi uma grande campanha para Juci, que foi prata nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019 e participou da Olimpíada de Tóquio-2020.
Retrospecto
Vale destacar que o Brasil enviou quatro atletas para esse Mundial de boxe feminino – eram cinco inscritas, mas Beatriz Soares (66kg) se machucou às vésperas do torneio -, e duas delas garantiram medalhas. Além das três que lutaram nesta segunda, Viviane Pereira (75kg) foi a outra representante. Ela acabou derrotada nas oitavas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Todas as categorias com brasileiras presentes neste Mundial são pesos olímpicos, que estão no programa de Paris 2024. A exceção é a categoria até 52kg, na qual está competindo Caroline de Almeida. Caso queira disputar os Jogos Olímpicos, ela precisará subir para a categoria até 54kg ou descer para a até 50kg.