Só deu Brasil no terceiro dia de lutas do Grand Prix Ústi Nad Labem, tradicional torneio de boxe disputado em Praga, na República Tcheca. Nesta quarta-feira (26), todos os cinco brasileiros que estavam na semifinal avançaram para a disputa dos títulos de suas respectivas categorias. Ruan Pablo, Wanderson Oliveira, Luiz Oliveira, Keno Marley e Abner Teixeira estão voando na competição.
As cinco finais estão marcadas para a próxima quinta-feira (28), último dia de disputas do tradicional Grand Prix Ústi Nad Labem de boxe.
Dentre os cinco brasileiros que avançaram à final, o único que não precisou lutar foi Wanderson Oliveira, que contou com a desistência do marroquino Hamza El Barbari e vai disputar o título da categoria até 71 kg. Seu adversário será o alemão Magomed Schachidov.
+ Cinco atletas vão representar o Brasil no Pan-Americano de canoagem slalom
Abner Teixeira teve a luta mais difícil do dia para o boxe brasileiro. Diante do alemão Nikita Putilov, o boxeador ganhou na decisão dividida (3 a 2) dos juízes e vai disputar o título da categoria acima dos 92 kg contra o também alemão Nelvie Tiafack.
Por sua vez, Ruan Pablo Jesus foi o primeiro brasileiro a disputar a semifinal. Ele encarou o galês Jake Dodd e venceu na decisão unânime (5 a 0) dos juízes. Na final, ele vai encarar o polonês Jakub Slominski.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já na categoria até 57 kg, Luiz Oliveira bateu Abdessamad Abbaz, do Marrocos, na decisão unânime (5 a 0) e também foi mais um a se garantir na final. Ele vai encarar o Pawel Brach, da Polônia.
Para fechar o dia perfeito do boxe brasileiro no Grand Prix Usti nad Labem 2022, Keno Marley ganhou na decisão unânime (5 a 0) do ucraniano Vitalii Stalchenko. A final será diante do polonês Mateusz Bereznicki.
Tradição e alto nível
Ao todo, o Grand Prix Usti nad Labem 2022, que neste ano chega na 52ª edição, reúne em Praga, capital da República Checa, 91 atletas. Além de representantes do Brasil, entraram na disputa atletas da Inglaterra, Armênia Bulgária, República-Tcheca, Finlândia, Luxemburgo, Hungria, Marrocos, Alemanha, Noruega, Polônia, Áustria, Grécia, Ucrânia e País de Gales. Os boxeadores europeus estão na última e mais importante etapa de preparação para o campeonato europeu, que será realizado no próximo mês. Isso significa que os brasileiros estão encarando atletas em nível avançado de preparo físico e técnico.