Com as classificações de Keno Marley, Luiz Oliveira, Wanderson Oliveira e Ramón Souza neste sábado para a semifinal, o Brasil já tem garantidas nove melhas no Campeonato Continental das Américas de boxe, em Guayaquil, no Equador. Além deles, Beatriz Ferreira e Beatriz Souza, que venceram suas lutas no primeiro dia da competição, foram as primeiras a se garantir entre as quatro melhores. Para completar, Viviane Pereira, Rebeca Lima e Bárbara Santos, que ainda não estrearam, participam de categorias com poucas competidoras e farão duas primeiras lutas direto na fase semifinal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O número de pódios pode aumentar para 13 porque Abner Teixeira, Ronald Ribeiro, Isaías Filho e Jhonatan Conceição ainda vão lutar pelas quartas de final e, se vencerem, também garantem um lugar no pódio. Vale lembrar que no boxe, quatro atletas por categoria ganham medalha. O campeão leva o ouro, o vice leva a prata e os dois perdedores das semifinais ficam com o bronze.
Neste sábado, o primeiro a se garantir na semifinal foi Luiz Oliveira na categoria até 57 kg. Era a segunda luta do Bolinha, como é conhecido o neto de Servílio de Oliveira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Cidade do México-1968. Na estreia, ele venceu Alejandro Aldana, da Guatemala, e encarou pelas quartas de final Anthony Shawn, de Trinidad e Tobago.
Bolinha dominou completamente o combate conectando tanto golpes de longa distância como ganchos no corpo na curta distância. A partir do segundo round, Shawn apenas tentava fugir para escapar das pancadas que estava sofrendo do brasileiro. No terceiro assalto, Luiz Oliveira acertou um cruzado de esquerda e partiu para uma sequência dura de socos. Com o adversário nas cordas, a árbitra abriu contagem, mas a luta continunou. O brasileiro seguiu castigando o rival até que a juíza parou de novo e decidiu encerrar o combate.
Já na categoria até 67 kg, Wanderson Oliveira venceu de forma unânime Daniel Romero, da Guatemala. Apesar de ter vencido todos os rounds, ele encontrou dificuldades contra o adversário e precisou de muita força e intensidade para manter a luta sob controle. O guatemalteco, mesmo tomando golpes duros, continuava partindo na direção do brasileiro em busca de atingi-lo. Para conseguir convencer os jurados de lhe dar a vitória por unanimidade, Wanderson exigiu 100% da sua parte física.
Vice-campeão mundial em 2021, Keno Marley estreou neste sábado e já se garantiu na semifinal da categoria até 86 kg. O pugilista baiano superou com autoridade o dominicano Daniel Guzman. Nos dois primeiros rounds, o brasileiro usou de sua técnica refinada para dominar o adversário, que foi para o tudo ou nada no último assalto. Aí, Keno lutou com inteligência, travando o combate com clinches e freando os ataques do rival.
Já Ramón Souza, na categoria até 92 kg, fez uma excelente luta contra Jason Vargas, da Costa Rica e também conseguiu vencer por unanimidade, carimbando o passaporte para a semifinal.
A única derrota do dia foi de Ruan Pablo na categoria até 51 kg. O pugilista de apenas 19 anos disputou sua primeira competição internacional e fez uma luta de igual para igual contra o veterano Mário Cepeda, da República Dominicana, que só conseguiu vencer em decisão dividida. Três árbitros deram a vitória para ele, enquanto dois consideraram o brasileiro melhor. “Fiquei satisfeito com o Ruan. Ele mostrou bom lastro de desenvolvimento e tem tudo para crescer nesses dois anos”, elogiou o técnico Mateus Alves.