8 5
Siga o OTD

Boxe

Keno Machado vai à final e disputa título Mundial contra azeri nascido em Cuba

Brasileiro ganha a quarta luta em Belgrado, desta vez contra o belga Victor Schelstraete, e chega para o confronto final contra Alfonso Dominguez tendo vencido todas por unanimidade

Keno Machado Keno Marley Mundial de Boxe semifinal campeão Hungria República Tcheca Ruan Jesus
(divulgação/Aiba/arquivo)

O brasileiro Keno Machado está na final do Mundial de Boxe que está sendo disputado na Stark Arena de Belgrado, capital da Sérvia. Ele venceu o belga Victor Schelstraete por unanimidade nesta quinta-feira (4) e vai para a disputa do título na categoria Peso Cruzador (86kg) marcada para esta sexta-feira (5). O adversário será Alfonso Dominguez, pugilista nascido em Cuba, mas que representa o Azerbaijão. Ele foi medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio na categoria até 81kg, a mesma em que Keno competiu e ficou nas quartas de final, a uma vitória da medalha.

No confronto semifinal contra Schelstraete, o brasileiro movimentou-se melhor em um primeiro assalto bem estudado e, nos segundos finais, encaixou um bom golpe. Ao final dos primeiros três minutos, Keno Machado venceu por 10 a 9 na visão dos cinco jurados. No segundo, mostrou-se ainda mais seguro em cima do tablado e manteve o domínio do combate, vencendo novamente por 10 a 9 para todos os cinco jurados. Já derrotado por pontos, o belga tentou avançar sobre o brasileiro no terceiro assalto, mas Keno Machado não deu brechas e administrou até o fim. Voltou a vencer por 10 a 9 para os cinco avaliadores, somou 30 a 27 em todos e garantiu a vaga na final do Mundial de Boxe.

Keno Machado Mundial de Boxe semifinal final
Keno dominou completamente o quadrilátero (divulgação/Aiba)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caminho da final

O caminho até a grande decisão teve, antes do belga Victor Schelstraete, outras três lutas também vencidas todas por unanimidade. Começou contra o Bek Nurmaganbet, do Cazaquistão, na primeira rodada. Depois teve Kim Hyeongkyu, pugilista da Coreia do Sul, nas oitavas de final e, a seguir, o confronto foi contra o polonês Sebastian Viktorzak pelas quartas. Keno Machado, baiano de 21 anos, foi vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019 e tem também no currículo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires.

Mais em Boxe