O Brasil terminou em grande estilo sua participação na Cologne World Cup, disputada na Alemanha. Das cinco finais disputadas por brasileiros neste sábado, quatro terminaram com vitória dos boxeadores do país: Beatriz Ferreira, Jucielen Romeu, Wanderson Oliveira e Keno Machado. O único derrotado foi Abner Teixeira, que ficou com a medalha de prata.
Na categoria até 60 kg, Beatriz Ferreira, que foi campeã do Torneio Strandja em fevereiro, conquistou seu segundo título na temporada ao derrotar a croata Marija Malenica na final. A brasileira tem oito lutas, oito vitórias e duas medalhas de ouro em 2021.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Com o resultado, Beatriz Ferreira chega a 28 pódios em 29 torneios desde que virou titular da seleção brasileira em 2017. Ao todo, em 124 lutas, foram 119 vitórias e apenas cinco derrotas com 23 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.
Já Jucielen Romeu foi campeã do Cologne World Cup ao vencer a alemã Ornella Wahner. As outras duas vitórias brasileiras nas finais deste sábado foram contra lutadores do Cazaquistão. Wanderson Oliveira superou Yertugan Zeinulinov e Keno Machado bateu Nurbek Oralbay.
Abner Teixeira foi derrotado por Aibek Oralbay, também do Cazaquistão, e ficou com a medalha de prata.
Grupo B
A estrutura da competição foi criada para comportar oito atletas por categoria de peso, já que eram três dias de lutas. No entanto, havia 12 atletas inscritos nas categorias 75kg e 69kg masculinas por que alguns países, inclusive o Brasil, possuiam mais de um atleta para essas categorias.
O brasileiro Edson Araujo (69kg) venceu por W.O. o francês Wahid Hambli. Ele venceu duas lutas e perdeu uma. Esses resultados o levaram a conquistar mais uma medalha de ouro para o Brasil. Edson está desde janeiro de 2020 na Equipe Olímpica Permanente e busca com muita dedicação o seu espaço no grupo.
Nesta modalidade de todos contra todos o destaque ficou com o brasileiro Isaias Ribeiro (75kg) que venceu todos os três desafios e conquistou a medalha de Ouro. Na última luta ele superou Victor Yoka, da França, por unanimidade.
Isaias é um jovem atleta, nascido em 2002, que disputaria ano passado o Campeonato Mundial Juvenil, mas que foi adiado pela Associação Internacional de Boxe – AIBA para acontecer em abril deste ano, na Polônia. Ele será o representante brasileiro nesta competição.
OURO
60kg – Beatriz Ferreira
57kg – Jucielen Romeu
63kg – Wanderson de Oliveira
81kg – Keno Machado
69kg – Edison Araujo
75kg – Isaias Ribeiro
PRATA
91kg – Abner Junior
BRONZE
75kg – Hebert Souza
52kg – Ronaldo Silva