Os brasileiros Wanderson de Oliveira e Michel Borges foram eliminados do Campeonato Mundial de Boxe nesta segunda-feira (28). O torneio é realizado em Hamburgo, na Alemanha, e dura até o próximo sábado (2).
Com a saída de Wanderson e Michel, o Brasil não tem mais nenhum representante na competição. Eram cinco no total, mas apenas Wanderson e Michel Borges (por bye) disputaram a segunda fase.
60kg – Wanderson de Oliveira (BRA) x Sofiane Oumiha (FRA)
O brasileiro Wanderson de Oliveira não conseguiu superar o francês Sofiane Oumiha e foi eliminado no Campeonato Mundial de Boxe. O torneio, realizado em Hamburgo na Alemanha, acontece até o próximo sábado (2).
Wanderson perdeu a luta por unanimidade. Os cinco juízes deram a vitória ao medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Quatro das pontuações foram de 27-30, enquanto um dos árbitros anotou 28-29 para o francês.
81kg – Michel Borges (BRA) x Shabbos Negmatulloev (TJK)
Michel Borges não participou da primeira rodada do Mundial de boxe porque ficou de bye, mas não conseguiu passar da segunda. Na manhã desta segunda-feira, ele foi eliminado por Shabbos Negmatulloev, do Tajiquistão. Quatro juízes deram a vitória para o adversário, enquanto apenas um teve decisão favorável ao brasileiro. Com isso, resta apenas um brasileiro na competição. Wanderson de Oliveira luta contra o frances Sofiano Oumiha na tarde desta terça-feira.
91kg – Juan Nogueira (BRA) x Vassily Levit (KZT)
Juan Nogueira foi eliminado do Campeonato Mundial de Boxe da AIBA, em Hamburgo, neste domingo (27). O brasileiro, que compete na categoria até 91kg, foi superado por unanimidade pelo vice-campeão olímpico Vasily Levit (0-5). Agora, apenas Wanderson de Oliveira e Michel Borges continuam na competição.
O Campeonato Mundial de Boxe teve início nesta sexta-feira (25) e vai até o próximo sábado (2) na cidade alemã. O boxe brasileiro tem cinco representantes no torneio. Além de Jhonatan e Wanderson, a equipe é formada por Joedison Teixeira (64kg), Michel Borges (81kg) e Juan Nogueira (91kg). Michel Borges (81kg) ficará de bye na primeira rodada e lutará apenas na segunda-feira (28) contra o vencedor do embate entre , e Nuryagd Nuryadyyev do Turcomenistão.
Wanderson de Oliveira (BRA) x Nicholas Okoth (QUE)
O brasileiro Wanderson de Oliveira avançou para as oitavas de final da categoria até 60kg. Wanderson venceu o queniano Nicholas Okoth por unanimidade e garantiu a vaga na próxima etapa do Mundial de boxe.
Durante a luta, Wanderson evitou os choques diretos e conseguiu desviar dos golpes de Okoth. Ainda assim, ele conseguiu vencer sem maiores dificuldades. Três dos juizes deram 30 a 27 para Wanderson, enquanto os restantes apontaram 29 a 28 e 29 a 26.
Wanderson agora enfrenta Sofiane Oumiha, da França. O medalhista de prata nas Olimpíadas do Rio 2016 avançou direto às oitavas de final e enfrentará o brasileiro por uma vaga nas quartas. O francês é bastante conhecido pelos brasileiros por ter disputado a final dos Jogos Olímpicos contra Robson Conceição.
69kg – Jhonatan Soares (BRA) x Pat McCormack (ENG)
Neste sábado, Jhonatan Soares (69kg) fez sua estreia em mundiais e acabou derrotado pelo inglês Pat McCormack. por decisão unânime dos jurados. O europeu foi considerado vencedor pelo mesmo placar pelos cinco juízes: 30 a 27. Ele segue no Mundial de boxe e enfrenta o vencedor da luta entre o grego Alexandros Tsanikidis e o porto-riquenho Bryan Ojeda.
Os jabs de Jhonatan faziam com que o adversário mantivesse uma distância respeitável no início da luta, mas mesmo assim McCormack conseguiu encaixar alguns golpes no brasileiro. O britânico forçou um clinch após uma sequência de socos de Jhonatan, fazendo com que o árbitro interviesse na luta. Os dois boxeadores passaram a trocar golpes, mas McCormack conseguia se esquivar com mais facilidade dos ataques de Jhonatan e contragolpeava com mais eficiência.
Uma vitória e uma derrota no primeiro dia
Dois brasileiros foram ao ringue nesta sexta-feira, primeiro dia do Mundial de boxe, que está sendo disputado em Hamburgo, na Alemanha. Juan Nogueira, na categoria até 91kg, derrotou o costarriquenho Antony Solano Varela por decisão unânime dos júri. Já Joedison Teixera (64kg) foi derrotado pelo irlandês Sean McComb. Quatro jurados deram a vitória para o europeu, enquanto apenas um considerou o brasileiro vencedor.
No peso pesado, a vitória de Juan Nogueira foi incontestável. Todos os juízes deram vitória ampla para ele (quatro por 30 a 27 e um por 30 a 26). Na próxima fase, ele enfrentará o medalhista de prata dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Vassily Levit, do Cazaquistão, nas oitavas de final da competição.
Já a luta de Joedison foi polêmica. O duelo foi muito equilibrado contra o quinto colocado do último Campeonato Europeu. Ao final da luta, o brasileiro castigou mais o adversário, que ficou com o supercílio sangrando bastante. Antes do anúncio do resultado, Joedison estava muito mais confiante do que o irlandês. No entanto, o brasileiro deixou o ringue contrariado. Quatro jurados deram vitória a McComb por 29 a 28, enquanto apenas um considerou a luta favorável ao brasileiro.