Três brasileiros garantiram presença nas finais do Torneio Tammer de boxe, que está sendo disputado na Finlândia. Keno Marley superou o francês Gaetan Ntambwe, enquanto Wanderson Oliveira eliminou Mickey McDonagh, de País de Gales, e Abner Teixeira superou o ucraniano Marat Gryrorian respectivamente, nas semfinais das categorias até 81kg, 63kg e 91kg. Os três se juntam a Rebeca Lima, que na sexta venceu a polonesa Aneta Rygielska e também vai disputar a medalha de ouro neste domingo.
O primeiro brasileiro a subir no ringue neste sábado foi Wanderson Oliveira. Depois de um primeiro round difícil em que os árbitros deram vantagem para McDonagh, o brasileiro entou com tudo no segundo e acabou conseguindo a vitória com a desistência do adversário. O adversário dele na final será o francês Sofiane Oumiha, que eliminou na semifinal o ucraniano Denys Pesotskyy.
Quem também brilhou foi Keno Marley. O medalhista olímpico da juventude mostrou toda a sua categoria e dominou completamente o francês Gaetan Ntambwe. No final, a vitória do brasileiro foi por decisão unânime da arbitragem. O jovem pugilista terá pela frente na final Sammy Lee, de País de Gales, que bateu o alemão Ibragim Bazuev na semifinal.
Abner Teixeira (91kg) garantiu a sua vaga na final sobre o ucraniano Marat Gryrorian. Foi uma luta tranquila, totalmente dominada pelo brasileiro, que venceu por 5:0.
A única derrota do dia foi de Luiz Fernando da Silva. O boxeador, que estreou direto na semifinal, foi derrotado por Rayane Berrouiguet, da Franca, numa luta muito disputada. Ao final, quatro juízes deram a vitória para o pugilista europeu por 28 a 27 e apenas um indicou o brasileiro como vencedor pelo mesmo placar.