O brasileiro Douglas Andrade venceu um duro combate nesta quarta-feira (11) contra o polonês Jaroslaw Iwanow, pela primeira rodada da categoria até 57 quilos no Mundial de Boxe. Foi a segunda vitória brasileira em duas lutas até agora, já que Abner Teixeira também passou pela estreia, na terça (10).
Douglas e Jaroslaw fizeram uma luta bem intensa, com muita movimentação. No primeiro assalto o brasileiro foi para cima, mas não conseguiu achar o rival, que se esquivava bem e golpeava na saída.
No segundo, Douglas Andrade melhorou a postura e conseguiu trocar mais golpes com o rival, que, na primeira metade do assalto, respondeu na mesma moeda. A partida da segunda metade, porém, o brasileiro demonstrou mais força e cresceu no combate.
No terceiro e último, Douglas Andrade foi para cima de novo e o polonês não conseguiu mais acompanhar, procurando amarrar a luta. Ao final, decisão apertada com três juízes dando 29 a 28 para o brasileiro e dois dando 30 a 27 para o polonês.
O desafio de Douglas Andrade na segunda rodada do Mundial de Boxe será contra Mirazizbek Mirzhakalilov, do Uzbequistão, no domingo (15).
Mais Brasil no Mundial de Boxe
Nesta quinta-feira (12), Wanderson Oliveira (63kg) vai encarar o espanhol Thiam Adrian. Ele é o único da delegação que já esteve em mundiais antes. Representou o Brasil em Hamburgo há dois anos. “Sugar”, como é conhecido no Brasil, naquela ocasião perdeu na segunda rodada para aquele que seria o campeão mundial.
+ Assista ao vivo às lutas do Campeonato Mundial
Na sexta-feira (13) Luiz Fernando (69kg) terá pela frente Delante Johnson, dos EUA. No dia seguinte, sábado (14), Hebert Conceição (75kg), cabeça de chave número 5, lutará contra o vencedor da luta entre o alemão Andrej Mersljakov e Mohammed Mohammed Abdulla, do Catar.
Keno Marley (81kg) também é cabeça de chave número cinco e espera o vencedor do combate entre o irlandês Kane Tucker e Uulu Erkin Adylbek, do Quirguistão. O brasileiro luta no domingo. Por fim, o superpesado Joel Silva (+91kg) fará sua estreia contra Yousry Mostafa, do Egito, na segunda (16).
Feminino
O Mundial de Boxe feminino será em outubro, na mesma Rússia. Como parte da preparação, a seleção breasileira disputa na Polônia o XIV International Silesian Women’s Boxing Championships.