O Boxe do Brasil conseguiu bons resultados no primeiro dia de competições pelo Grand prix Usti Nade Labem, que é disputado na República Tcheca, nesta quarta-feira (22). Douglas Andrade, Carlos Rocha, Luiz Fernando e Hebert Sousa conseguiram a vitória e seguem no torneio.
A grande novidade deste torneio é que, no Boxe masculino, são disputadas apenas as oito categorias que participarão de Tóquio 2020. São elas: 52kg; 57kg; 63kg; 69kg; 75kg; 81kg; 91kg e +91kg. Ou seja, as categorias 57kg e 63kg são novas.
Essas categorias serão utilizadas em campeonatos mundiais e pré-olímpicos (classificatórios para os Jogos) e nos próprios Jogos Olímpicos. A ideia dessa redução de dez para oito categorias no Boxe masculino, já noticiada anteriormente pela CBBoxe, surgiu para aumentar mais duas categorias para o Boxe feminino nos Jogos Olímpicos, que passaram para cinco: 51kg; 57kg (nova), 60kg; 69kg (nova); e 75kg.
Já para os campeonatos mundiais não classificatórios, Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos e, outros eventos, serão utilizadas as 10 categorias tradicionais do Boxe masculino: 49kg; 52kg; 56kg; 60kg; 64kg; 69kg; 75kg; 81kg; 91 e +91kg.
Na estreia brasileira na competição, Douglas Andrade (57kg) venceu Graig Boubouach, de Seicheles, de forma convincente. Aplicou ganchos fortíssimos no corpo que obrigaram o árbitro a abrir duas contagens e encerrar a luta no 1º round.
Carlos Rocha (57kg) dominou os três rounds contra Oleksey Kozelok, da Ucrânia, aplicando rápidas combinações aliadas a movimentos de muita confiança nas defesas de tronco. Venceu de maneira unânime.
Luiz Fernando (69kg) teve controle total dos três rounds sobre o atleta de Seichelles, Shain Bonface, conseguindo impor seu jogo de média e longa distâncias. A luta foi tranquila para Luiz, que obteve a pontuação de 30:27 dos cinco juízes.
Hebert Sousa (75kg) lutou contra o atleta da casa, Milos Bartl, que o brasileiro já havia vencido no Strandja Tournament, na Búlgaria, em fevereiro. Por conta disso, o atleta rival entrou no ringue motivado e fortemente apoiado pela torcida.
No entanto, Hebert se manteve focado e conseguiu desenvolver uma ótima movimentação na defesa de pernas e tronco, dominando a longa distância de onde partiam combinações precisas – direto, cruzado e direto -, além dos jabs. Seus golpes foram muito fortes e nítidos.
Mesmo assim o atleta tcheco partiu no 3º round para o tudo ou nada. Novamente Hebert soube ter tranquilidade e anular o adversário realizando uma ótima movimentação de pernas e tronco, frustrando o Tcheco. Ao final, o brasileiro venceu por decisão unânime.
Beatriz Soares (69kg) foi vencida por 3:2 pela russa Gala Golochenko. Keno Marley (81kg) foi derrotado por Mikhail Dauhalievts, da Bielorrússia, por 3:2.