O Boxe do Brasil encerrou o segundo dia da Classificatória das Américas para o Pan-Americano de Lima com o saldo positivo de quatro vitórias. Seguiremos fortes com mais sete combates neste sábado.
Na atuação do Boxe do Brasil nesta sexta-feira, Keno Machado (81kg) aplicou um clássico nocaute contra o atleta da casa Osmar Bravo. Um belíssimo golpe de direita derrubou o atleta da Nicarágua no primeiro round o impossibilitando de continuar na luta e levantando o público presente.
Seu próximo combate, pelas quartas de finais, ocorrerá neste domingo contra o representante das Ilhas Virgens, Deion Pruitt.
Jucielen Romeu (57kg) estreou com estilo contra Almanzar Estefani, da República Dominicana. Juci teve uma luta equilibrada, mas foi melhor e venceu Estefani por 3:2.
Jucielen subirá novamente no ringue neste sábado contra Ashleyaan Lozada, de Porto Rico, em luta válida pelas quartas de finais.
Logo depois, Beatriz Ferreira (60kg) teve uma luta equilibrada contra a colombiana Julieth Cordero, que tentou dificultar ao máximo a movimentação da brasileira. O talento de Bia prevaleceu e ela venceu por unanimidade 5:0. Bia luta novamente neste sábado contra a mexicana Esmeralda Falcon.
Luiz Fernando (69kg) não se intimidou com o canadense Wyatt Sanford, fez uma excelente luta e venceu por 3:2. Luiz lutará novamente neste domingo contra o norte-americano Johnson Delante.
Wanderson Oliveira (64kg) encarou nada menos que o primeiro colocado do ranking da Associação Internacional de Boxe (AIBA), o cubano Andy Cruz.
Na melhor luta da noite, Wanderson não se intimidou com a experiência do cubano e lutou de igual para igual. Por muito pouco, Andy acabou sendo considerado o vencedor pelo placar de 3:2.
Infelizmente, Douglas Andrade (52kg) foi superado pelo atleta Yankiel Rivera, de Porto Rico. Rivera venceu por 4:1.
Participam da Classificatória das Américas um total de 244 atletas de 32 países. São 174 atletas da categoria masculina e 69 da feminina. É uma grande festa do Boxe das Américas, onde os melhores atletas do continente buscam uma chance de representar os seus países nos XVIII Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Lima, Peru, no mês de julho.
Confira abaixo as próximas lutas dos atletas brasileiros e todos os mapas de competição. O Boxe do Brasil viajou com a equipe completa, ou seja, representantes em todas as 15 categorias possíveis. Se classificam para os Jogos Pan-Americanos os oito atletas com melhor colocação na competição em cada categoria de peso.
Próximas lutas:
Sábado
Ronaldo Bezerra (49kg) vai lutar contra o argentino Leandro Blanc. Logo depois, Carlos Rocha (56kg) terá pela frente Nilo Guerrero, da Nicarágua. Hebert Souza (75kg) terá uma parada dura pela frente. Ele pega o canadense Denis Nickenson.
O nosso pesado (91kg) Abner Teixeira ficou de bye na primeira rodada e enfrentará o vencedor da luta entre os representantes de Nicarágua e Equador.
A brasileira Beatriz Soares (69kg) subirá no ringue para lutar contra a norte-americana Oshae Jones. Jucielen Romeu (57kg) encara Ashleyaan Lozada, de Porto Rico, pelas quartas de finais. Beatriz Ferreira (60kg) encara a mexicana Esmeralda Falcon, em sua segunda luta na competição.
Domingo
Flavia Figueiredo (75kg) fará sua estreia em um combate contra a canadense Tammara Thibealt. Keno Marley (81kg) lutará contra o representante das Ilhas Virgens, Deion Pruitt, pelas quartas de finais.
Luiz Fernando (69kg) encara o norte-americano Johnson Delante.
Segunda-feira
Cosme Santos (+91kg) também terá um grande desafio em sua estreia contra o cubano Pero Dainier.
As lutas estão sendo transmitidas ao vivo, por volta das 18h no horário brasileiro, pela fanpage do Facebook do Comitê Olímpico da Nicarágua.