Em clima de Campeonato Mundial, os melhores 306 atletas de 40 países começaram a se enfrentar na mais antiga e importante competição de Boxe da Europa, o 70º Strandja Tournament, realizado na Bulgária. O Brasil começou sua participação com 100% de aproveitamento do Boxe Feminino com Jucielen Romeu (57kg) e Beatriz Soares (69kg).
Jucielen fez uma luta muito técnica contra a atenta canhota da Sérvia, Andjela Brankovic. A luta foi equilibrada no primeiro round, quando a atleta da Servia conseguiu combater na curta distância. No segundo e terceiro rounds a brasileira teve amplo domínio do combate na média e longa distâncias, aplicando muitos diretos de direita limpos, terminando a combinação com o cruzado de esquerda. Isso fez com que os Juízes não tivessem dúvidas da superioridade de Jucielen na luta, que terminou em 5:0.
Classificada para a próxima fase do Strandja Tournament, Jucielen Romeu vai encarar a italiana Irma Testa, no próximo domingo (17).
Beatriz Soares obteve total domínio físico e técnico do combate contra a americana Sharahaya Moreu, que no ano passado representou os Estados Unidos no Mundial Juvenil. No entanto, Moreu não se encontrou na luta. Beatriz foi superior aplicando combinações rápidas e fortes tanto na curta quanto na longa distância. A luta terminou em 5:0 para o Brasil. A brasileiravai encarar a indiana Lovlina Borgohain, no próximo domingo (17), pelo Strandja Tournament.
Infelizmente, no Boxe masculino o Brasil teve duas baixas. Luiz Fernando (69Kg) acabou superado pelo polonês Filip Wachala, em decisão dividida: 3:2. Luiz teve uma luta truncada na média e curta distâncias, com ambos atletas cometendo faltas. Os dois foram advertidos e, ao final, o polonês teve o braço erguido pelo árbitro.
Keno Machado (75kg), nosso Campeão Olímpico Juvenil de 2018, teve na Bulgária a sua estreia na Categoria Elite (adulto), e também na sua nova categoria de peso: 81kg.
Apesar de todas essas mudanças, Keno teve uma boa luta contra o veterano atleta da Turquia, Nadir Unal. No entanto, o boxeador turco conseguiu dominar o combate no corpo a corpo, o que desgastou muito o Brasileiro no combate e dificultou a sua reação. Keno terá um ano importante de adaptação e desenvolvimento na categoria Elite.
Lutas desta sexta-feira
Beatriz Ferreira (60kg) vai encarar a bielorrussa Bruyevich. Depois Flávia Figueiredo (75kg) vai lutar contra Naomi Grahan, dos Estados Unidos. Douglas Andrade (52kg) luta contra o turco Arici Baris. Esses combates serão no Ringue A. Já Graziele de Jesus (51kg) lutará contra a bielorrussa Yana Burin no Ringue B. As lutas serão transmitidas ao vivo por volta do meio dia no horário brasileiro.
Por volta das 14h30 no horário brasileiro, no Ringue A, Wanderson Oliveira (64kg) lutará contra o turco Tugrulian Edemir. Hebert Souza (75kg) vai encarar Milos Barti, da República Tcheca.
Outros combates
Carlos Rocha (56kg) estreará contra Samuel Kistohurry, da França, no sábado. Também no sábado, Abner Teixeira (91kg) estreará contra Rahil Mammadili, do Azerbaijão; e Cosme Nascimento (+91kg) encara o norte americano Richard Torrez.
Nos bastidores da competição a palavra de ordem é vencer, já que a competição, devido à sua dimensão, pode se equiparar ao nível de um Campeonato Mundial. As grandes potências na nobre arte mundial estão na Bulgária, dentre elas: Cazaquistão, Uzbequistão Rússia e Grã-Bretanha. É um grande teste para a nossa Seleção Brasileira de Boxe.
Equipe Brasileira
Masculino
52kg Douglas Andrade
56kg Carlos Rocha
64kg Wanderson Oliveira
69kg Luiz Fernando
75kg Hebert Sousa
81kg keno Machado
91kg Abner Teixeira
+91kg Cosme Nascimento
Feminino
51kg Graziele Jesus
57kg Jucielen Romeu
60kg Bia Ferreira
69kg Beatriz Gabriely
75kg Flávia Figueiredo
Treinadores:
Mateus Alves e Leonardo Macedo