8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com atletas de Paris-2024, Brasileiro acontece em SP

Com oito atletas que estiveram na Paralimpíada de Paris, campeonato nacional acontece no Centro de Treinamento do CPB até dia 6 de dezembro

Mateus Carvalho Bocha Foto: Grazie Batista/ANDE
Foto: Grazie Batista/ANDE

Começou no último domingo (1º) o Campeonato Brasileiro de bocha paralímpica no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Estão inscritos 141 atletas de 18 estados e do Distrito Federal, representando 48 clubes. Os destaques são aqueles que participaram dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Dentre os paralímpicos que estiveram em Paris, destaque de Evani Calado, do BC3 feminino, quarta colocada na capital francesa. Ela venceu Luiza Vitória Alves na primeira rodada por 2 a 2 e vitória no desempate. Maciel Santos, que foi campeão paralímpico em Londres-2012, também está em São Paulo para competir no BC2 masculino. Ele começou campanha com duas vitórias, a primeira contra Eduardo Muniz por 15 a 0 e depois contra Pietro Ribeiro por 10 a 1.

Outro que esteve na Paralimpíada e agora compete no nacional é Mateus Carvalho, também no BC3. O mineiro atropelou Alessandro Rodrigues na sua primeira partida por 13 a 0. “Esta é uma das maiores competições de bocha do mundo inteiro, pelo número e pelo nível dos atletas de todo o Brasil, um país continental. É muito bom estar no meio dessas pessoas, evoluindo e sendo testado a todo momento. Além disso, acho muito legal acompanhar os jovens que estão vindo para a bocha. Os jovens estão chegando com uma vontade muito grande de continuar evoluindo e de subir o nível da modalidade. É muito bom poder ensinar um pouco do que aprendi nestes meus 12 anos de carreira e aprender com os mais jovens que vêm com ideias novas”, disse.

As disputas continuam até o dia 6 de dezembro e acontecem em 12 quadras no Centro Paralímpico do CPB. Os jogos estão sendo transmitidos no YouTube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Associação Nacional de Desporto para Deficientes

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paralimpíada Todo Dia