O brasileiro Maciel Santos venceu o indonésio Felix Yudha por 4 a 2, nesta terça-feira (04), e conquistou a medalha de ouro na classe BC2 da Copa do Mundo de bocha paralímpica, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). O país ainda faturou três pratas na competição, com Evelyn de Oliveira (BC3), Mateus Carvalho (BC3) e Eliseu dos Santos (BC4), além de um bronze com Andreza Vitória (BC1).
- Warriors sofre, mas arranca vitória sobre Wizards pela NBA
- Bia Haddad avança às oitavas nas duplas do Australian Open
- CBTKD anuncia nova gestão para o ciclo olímpico de LA 2028
- Criciúma elimina Ferroviária e faz história na Copinha
- Ryan Francisco brilha e São Paulo vence Cruzeiro na Copinha
Campeão paralímpico em Londres-2012, Maciel Santos fez uma campanha invicta para conquistar o ouro na BC2 (atletas que não podem receber assistência). Ele teve três vitórias em três jogos na primeira fase, marcando 26 pontos e sofrendo apenas dois, ficou em primeiro lugar em seu grupo e entrou de forma direta na quartas de final. A partir daí, venceu mais dois jogos antes de derrotar Felix Yudha na grande decisão.
Com o título, Maciel mantém a escrita de nunca ter perdido uma partida oficial no Centro de Treinamento Paralímpico. É a primeira vez que a casa do Movimento Paralímpico nacional recebe a competição. O Brasil sediou a Copa do Mundo de bocha em 2022 e em 2023, mas no Rio de Janeiro e em Fortaleza, respectivamente. No Rio, Maciel Santos também voltou para casa com a medalha de ouro. Ele se prepara para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
Outros três brasileiros disputaram finais em São Paulo, mas acabaram derrotados e ficaram com a prata. Evelyn de Oliveira (BC3) perdeu para a peruana Niurka Callupe por 6 a 3; Mateus Carvalho (BC3) caiu diante do turco Oner Bozbiyik por 8 a 0; e, por fim Eliseu Santos (BC4) perdeu para o britânico Stephen McGuire por 4 a 3. Já Andreza Oliveira (BC1) conquistou a medalha de bronze ao vencer a croata Dora Basic por 7 a 0.
Outros resultados
Vale destacar que o Brasil contou com outros seis atletas nas disputas individuais da competição. Iuri Tauan (BC2), Evani Calado (BC3) e André Martins (BC4) perderam nas quartas, enquanto Beatriz Chagas (BC1), José Carlos Chagas (BC1) e Laissa Guerreira (BC4) caíram na fase de grupos. As disputas por pares e por equipes da Copa do Mundo começam na tarde desta terça-feira (04).