O Brasil está em quatro finais da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de bocha paralímpica. Nesta segunda-feira (3), aconteceram os duelos das semifinais da competição individual no CT Paralímpico. Mateus Carvalho, Maciel Santos, Eliseu Santos e Evelyn de Oliveira venceram os seus confrontos e vão em busca do ouro, enquanto Andreza Vitória vai jogar pelo bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na classe BC3, o Brasil terá representantes nas duas finais. No masculino, Mateus Carvalho venceu o britânico Patrick Wilson em um jogo decidido nos lances finais por 4 a 3. Com o resultado, o brasileiro irá enfrentar Öner Bozbiyk, da Turquia, na final. “A expectativa para a final é boa, mas acho que pelo contexto geral do campeonato. A gente tem a possibilidade real de conquistar o ouro. O adversário apesar de ser o 25º do ranking é um atleta que vem em uma crescente extraordinária. Então eu tenho certeza que será um jogo difícil e também um jogo muito bom”, avaliou Mateus sobre o confronto pelo ouro. “Essa competição tem tido várias surpresas, gente que não prestávamos muita atenção mas chegaram aqui tendo um desempenho extraordinário. Isso é legal porque mostra o quanto a bocha tem evoluído e ficado cada vez mais interessante”, completou.
Já na BC3 feminina, o Brasil será representado na final pela campeã paralímpica Evelyn Oliveira. No seu primeiro jogo do dia, ela ganhou o duelo nacional contra Evani Calado por 5 a 1. Em seguida, ela derrotou Stefania Fernando, da Argentina, por 5 a 0. Na final, Evelyn enfrenta a peruana Niurka Callupe.
Outras classes
Eliseu Santos avançou para a final da classe BC4 masculina. Nas quartas de final, o campeão paralímpico derrotou o colombiano Euclides Grisales por 6 a 2. Já na semifinal, Eliseu venceu Edilson Chica Chica, também da Colômbia, por 3 a 1. Na final, o brasileiro jogará contra Stephen McGuire, da Grã-Bretanha.
Maciel Santos manteve a invencibilidade na BC2 masculina para chegar na final. Nas quartas de final, ele superou o canadense Danik Allard, por 8 a 0. Na semifinal, um jogo mais apertado com vitória por 4 a 3 diante de Muhammad Herlangga, da Indonésia. Maciel terá pela frente Felix Yudha, também da Indonésia, na final.
A última oportunidade de medalha individual do Brasil na Copa do Mundo de São Paulo será na classe BC1 feminina. A campeã mundial Andreza Oliveira ficou em primeiro lugar na fase de grupos, mas perdeu para a argentina Ailen Flores por 3 a 2 na semifinal. Dessa forma, ela vai disputar a medalha de bronze contra Dora Basic da Croácia.