8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Andreza Vitória faz 1º treino com a seleção após título mundial

Dois meses após o título mundial de bocha, Andreza Vitória realiza primeira sessão de treinamento do ano com a seleção

Andreza Vitória na foto enquanto joga a bola com a seleção brasileira de bocha
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Doze atletas finalizam a primeira etapa de treinamento da seleção brasileira de bocha deste ano nesta terça-feira (28). Eles estão reunidos desde o último dia 23, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O grande destaque é Andreza Vitória, que foi campeã mundial no fim do ano passado.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A pernambucana Andreza Vitória, de 22 anos, tem feito os primeiros treinos no CT Paralímpico após a conquista do título do Mundial, disputada no Rio de Janeiro em dezembro passado, pela classe BC1 (que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar).
+ CT Paralímpico recebe 122 atletas para fases de treinamento
+ Seleções de goalball participam da 2ª fase de treinamentos do ano

+ Brasil conhece adversário do Pan de vôlei sentado
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

“Vamos intensificar os treinos para manter o alto nível do ano passado. Agora, serei o alvo principal dos adversários”, afirmou a atleta. 

Compromissos da temporada

Em 2023, os principais desafios de Andreza e da seleção brasileira de bocha serão os Jogos Parapan-Americanos de Santiago do Chile, em novembro, e as etapas da Copa do Mundo disputadas em Portugal, no Canadá e no Brasil.

Andreza Vitória joga a bocha
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

E, para lidar com esses novos compromissos esportivos, o técnico de Andreza, Maurílio Tenório, busca aumentar a variedade de estratégias para o jogo da atleta. Para ele, treinar no CT Paralímpico é importante pois o espaço dá acesso a uma estrutura de quadra semelhante à utilizada em campeonatos internacionais.

Andreza Vitória foi diagnosticada aos dois anos de idade com a Síndrome de Leigh, uma doença neurodegenerativa hereditária rara que afeta o sistema nervoso central. Ingressou na bocha em 2015 e logo em seguida, conquistou o segundo lugar nas Paralimpíadas Escolares. Em 2017, chegou a ser campeã pela classe BC2

Seleção

Conquistar medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos será o principal objetivo da seleção brasileira neste ano, segundo Vitor Pereira, supervisor técnico da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

Josiane Silva bocha enquanto
Josi Silva nos treinamentos (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

A competição garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio para equipes nacionais apenas para pares BC3 e BC4 e equipes BC1/BC2.  

Por outro lado, para a classificação individual para os Jogos Paralímpicos, os atletas precisam garantir boas posições ranking mundial. Por isso, eles devem manter um bom desempenho nas disputas realizadas ao longo do ano.

A principal mudança na equipe para este ano está na renovação da classe BC4, com duas novidades. Juntaram-se à seleção Iara Ferreira e Kleverton Luiz Favaretto, juntando-se assim à atleta Josiane da Silva, que chegou ao grupo em 2022 e terminou o Mundial na sétima colocação.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia