O Brasil conquistou uma medalha de ouro e uma de prata na competição por equipes da etapa de Roma da Copa do Mundo de bocha. Nesta terça-feira (13), a seleção venceu nas duplas da classe BC3, com Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho, e ficou com a segunda colocação no trio da BC1/2, representada por Maciel Santos, Iuri Tauan e Andreza Vitória. Desta forma, a delegação brasileira deixa a capital italiana com cinco pódios, já que havia faturado duas pratas e um bronze nos torneios individuais.
Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho começaram o dia enfrentando a Espanha nas quartas de final. Vitória por 7 a 0 e classificação para enfrentar Hong Kong nas semifinais. O asiáticos estavam invictos até então, mas foram superados por 5 a 2 pela dupla brasileira da BC2. A seguir, na final, vitória de Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho por 3 a 2 sobre a Turquia. No trio da classe BC1/2, Maciel Santos, Iuri Tauan e Andreza Vitória passaram pela Austrália por 5 a 2 nas quartas e pela Tailândia por 5 a 4 na semi. Na final, derrota por 8 a 3 para Hong Kong. Na outra chave do torneio por equipes, Eliseu Santos e Josiane Silva, na classe BC4, pararam na fase de classificação.
Brasileiro e Mundial
A etapa de Roma da Copa do Mundo foi praticamente a última competição internacional antes do Mundial de bocha do Rio de Janeiro, marcado para 5 a 13 de dezembro no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Antes, tem o Brasileiro em Uberlândia, Minas Gerais, de 24 a 30 de setembro. “Foi acima do que tinha sido planejado. Nós esperávamos cinco medalhas, porém apenas duas delas de final, ou seja: dois ouros, duas pratas ou um ouro e uma prata. E saímos daqui com quatro medalhas de final, um ouro e quatro pratas, além de um bronze”, revela Leonardo Baideck, Diretor Técnico de Bocha da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande).
Bahrein
Os atletas da classe BC3 ainda irão participar da última etapa da Copa do Mundo. Será no Bahrein, 4 a 12 de novembro, após a competição em Roma. “Essa competição aqui na Itália foi quase um pré-mundial pelo nível que estava de países e quantidade de atletas. Essa medalha de ouro dá um gás para irmos em busca de mais dois ouros: um no Bahrein e outro no mundial”, comentou Mateus Carvalho, atleta de Uberlândia, que além do ouro por equipes, levou a prata na disputa individual.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK