Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mascote do Mundial de Bocha homenageia Dirceu Pinto

Dibo, junção de Dirceu e Bocha, foi o nome escolhido por votação popular como símbolo da competição marcada dezembro, no Rio de Janeiro

Dirceu Pinto bocha ouro jogos paralímpicos londres mundial de bocha Dibo mascote
Dirceu Pinto em partida nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012 (Guilherme Taboada/CPB)

O nome escolhido para o mascote do Campeonato Mundial de Bocha do Rio de Janeiro é uma homenagem póstuma a um dos maiores ícones da bocha brasileira, Dirceu Pinto. Foi batizado como Dibo, junção de “Dirceu” e “bocha” e venceu uma consulta popular sendo escolhido por 49% dos votantes. Em segundo lugar ficou Tuto, referência ao criador do mascote e da identidade visual do torneio, Thulio Toledo. O mundial será no Parque Olímpico, em dezembro.

“Homenagem mais que merecida ao melhor atleta de bocha paralímpica de todos os tempos. Agradeço por ter tido a oportunidade e a honra de conviver com ele. Principalmente em momentos que marcaram a história da bocha no Brasil e no mundo. Dirceu foi um exemplo para todos nós, não só pelas conquistas, mas pela pessoa que sempre foi. Essa é uma homenagem que ficará eternizada na família da bocha mundial”, afirmou Artur Cruz, Presidente da Ande (Associação Nacional de Desporto para Deficientes), organizadora no Mundial de Bocha do Rio de Janeiro.

Dirceu Pinto bocha ouro jogos paralímpicos londres mundial de bocha Dibo mascote
(divulgação/Ande)

Medalhas e mais medalhas

Dirceu Pinto, falecido em 2020 aos 39 anos, fez história no esporte paralímpico, começando por Pequim 2008. Depois de ter conquistado um ouro no individual, fez tocar o hino brasileiro pela segunda vez na disputa por pares, junto com Eliseu Santos. Tudo isso na primeira vez que a bocha foi transmitida pela TV no país. Quatro anos depois, ganhou mais dois ouros em Londres 2012 e, nos Jogos Rio 2016, uma prata ao lado dos irmãos Marcelo e Eliseu. Em Tóquio, foi lembrado por Maciel Santos em uma conquista espetacular da medalha de bronze.

Sol e calor popular

A escolha de Dibo aconteceu por sugestão e votação popular, mas a criação do mascote é do designer, ilustrador e atleta de bocha Thulio Toledo. A inspiração é um misto de modalidade com as belezas naturais do Rio de Janeiro e a cultura carioca. “Quem pensa no Rio, lembra de praia, Cristo, Pão de Açúcar, porém essa beleza toda é sempre engrandecida pela luz do Sol e o calor do seu povo”, comenta. “Assim como o Sol, a nossa bola alvo (a bola branca, a Jack) é a responsável pelo objetivo da nossa modalidade. Tudo gira em torno dela e todo o jogo é baseado nela, como é no sistema solar.”

Dirceu Pinto bocha ouro jogos paralímpicos londres mundial de bocha Dibo mascote
Dirceu Pinto campeão olímpico em Londres (Guilherme Taboada /MPIX/CPB)

Aberto ao público

O Mundial de Bocha do Rio de Janeiro já tem confirmada a participação de mais de 40 países e 170 atletas. Vai de 5 a 13 de dezembro e será aberto ao público no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. “Preparem-se para a maior competição de bocha da história! Os preparativos estão a todo vapor, com uma equipe muito focada em entregar o que tem de melhor no esporte. Não quero adiantar nada para não estragar as surpresas, que serão da cerimônia de abertura até a festa de encerramento! Ixi, já falei uma…”, brincou o presidente da Ande.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia