A brasileira Josiane Batista conquistou a medalha de ouro na classe BC4 da etapa de Veldhoven da Copa do Mundo de bocha, na Holanda. Nesta quinta-feira (4) ela derrotou a eslovena Natasa Bartol por 4 a 3 na semifinal e, na grande decisão, a grega Foteini Bousiou por 8 a 2. Josiane já havia batido Bousiou na primeira partida da fase de classificação, naquela oportunidade por 7 a 2.
Josiane Batista teve de virar o duelo contra Natasa Bartol. E foi eletrizante. Ela perdia por 3 a 1 ao fim da terceira parcial e estava atrás na quarta até as duas últimas bolas. No penúltimo arremesso, então, a bola da brasileira subiu na branca e, no último, Josiane afastou as bolas adversárias e aproximou duas suas, somando os três pontos que mudaram o placar. A final foi totalmente da brasileira, que venceu ainda na terceira parcial. “Quero fazer história na bocha”, disse, ao final do torneio.
Cinco vitórias
A campanha do ouro de Josiane Batista teve cinco vitórias e apenas uma no desempate. Na fase de classificação, além de Foteini Bousiou, ela derrotou a britânica Fiona Muirhead por 4 a 2 e avançou para as quartas de final como a primeira colocada do Grupo C. No mata-mata, empatou por 3 a 3 contra a turca Fatma Gürbüzer, classificando-se no tie-break para as semifinais desta quinta. A medalha de bronze na Holanda ficou com a azeri Narmin Aghayeva.
Mais três
Outros três brasileiros competiram na etapa de Veldhoven da Copa do Mundo de bocha. No feminino, Mariana Olimpia competiu na classe BC2 e foi eliminada na primeira fase com duas derrotas, sendo uma no tie-break. No masculino, Antonio Leme chegou nas quartas de final da BC3, onde foi derrotado por 3 a 2 pelo britânico William Arnott. Na fase de grupos, uma vitória e uma derrota no desempate. Na BC4, Alcides Castro, o Barão, foi desclassificado após ser considerado não elegível. Ele havia ganhado uma e perdido outra na fase de grupos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK