Os atletas do Brasil começaram com seis vitórias em oito jogos a campanha na segunda etapa da Copa do Mundo de Bocha, disputada em Póvoa do Varzim, Portugal. Marcelo dos Santos e Andreza Vitória jogaram duas e ganharam ambas e já estão na próxima fase da competição. Os medalhistas de bronze em Tóquio José Carlos Chagas e Maciel Santos levaram a única que jogaram, sendo que José Carlos também já se garantiu nas quartas de final. Iuri Tauã e Josiane Silva foram os dois que perderam nesta terça-feira (5).
Marcelo dos Santos, na classe BC4, ganhou apertado a primeira contra o britânico Louis Saunders, por 6 a 5. A seguir, não deu chances para o húngaro Gergo Berkes e marcou 12 a 0. Com isso, lidera o Grupo A com mesma campanha do tailandês Pornchok Larpyen e vantagem no saldo total de pontos, 13 contra 11. Os dois já estão classificados para a segunda fase e decidem na terceira e última rodada quem termina como primeiro do grupo.
Andreza Vitória de Oliveira, na classe BC1, também saiu com duas vitórias, mas mais apertadas. No primeiro jogo, superou a sul-coreana Kim Younha nos critérios de desempate após um 3 a 3 no placar. A seguir, resultado mais folgado sobre a tailandesa Satanan Phromsiri, 5 a 1. A representante do Brasil lidera isoladamente a Chave A e fecha a participação na primeira fase contra a checa Katerina Curinova, que perdeu as duas que jogou até aqui. Satanan Phromsiri e Kim Younha duelam pela segunda vaga do grupo na próxima fase da competição em Portugal.
Mais duas do Brasil
José Carlos Chagas de Oliveira e Maciel Santos jogaram apenas uma no primeiro dia da etapa de Póvoa do Varzim da Copa do Mundo de Bocha. José Carlos venceu o canadense Lance Cryderman por 5 a 1, lidera o Grupo B da classe BC1. A chave tem três atletas sendo que dois avançam. O greco Panagiotis Soulanis perdeu as duas e já está eliminado. Já Maciel, campeão na primeira etapa, no Rio de Janeiro, fez 6 a 0 no britânico Will Hipwell e está em primeiro lugar do Grupo A na classe BC2, ao lado do canadense Danik Allard e com vantagem nos critérios de desempate.
Ainda na briga
Na mesma classe de Maciel Santos, Iuri Tauã perdeu por 5 a 2 para o malaio Chee Hoong Lee no único confronto que fez até aqui na competição em Portugal. Ele está no Grupo B e ocupa a terceira colocação. As quatro vagas nas duas chaves da classe ainda estão em aberto. Por fim, Josiane Silva perdeu por 7 a 2 para a eslovaca Michaela Balcova no Grupo A da BC4. Ela também segue viva na briga pela classificação.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK