8 5
Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Notas sobre o WTT Finals-2024 de tênis de mesa

Wang Chuqin levantou seu terceiro troféu consecutivo de Finals e confirmou a liderança do ranking mundial

Wang Chuqin (Foto: WTT)

Sendo o WTT Finals o evento que costuma encerrar o ano da modalidade, não deixa de chamar a atenção a ausência de três medalhistas de ouro em Paris-2024, ou seja: os chineses Ma Long, Fan Zhendong e Chen Meng.

Podemos especular alguns dos motivos. O mais óbvio deles: dar um descanso aos medalhistas após um ciclo olímpico puxado, de muitas competições. E Ma Long, querendo ou não, já vem se despedindo do cenário internacional desde o Campeonato Mundial em Durban-2023, quando recebeu uma homenagem da ITTF. Mas o “GOAT” ao menos disputou o China Smash após Paris-2024, evento em que foi finalista. Já Fan Zhendong e Chen Meng realmente “foram poupados” das competições internacionais. E esta última, aos 30 anos pode estar em processo de aposentadoria da seleção chinesa. Por volta desta idade se retiraram Ding Ning e Liu Shiwen, para ficarmos em apenas dois nomes. Se a aposentadoria da bicampeã olímpica Chen Meng é opção dela ou não, não dá para dizer.

Oportunidade

Fato é que a ausência destes três nomes no WTT Finals abriu oportunidade para a participação de outros: Anton Kallberg (Suécia) e Benedikt Duda (Alemanha) na chave masculina, e Bernadette Szocs (Romênia) na chave feminina. Szocs, vice-campeã europeia individual neste ano, foi quem melhor aproveitou a oportunidade. Isto é, chegou às semifinais, em campanha brilhante. Eliminou nas oitavas a japonesa Hina Hayata; nas quartas venceu a campeã do WTT Champions Montpellier, Satsuki Odo. E na semifinal, só caiu no sétimo set para Wang Manyu, a eventual campeã.

Individual feminino

A decisão entre Wang Manyu e Chen Xingtong (algoz de Sun Yingsha no evento) foi muito disputada. Chen chegou a abrir 3 sets a 2, mas acabou vendo Wang Manyu reagir. Com isso, Wang Manyu, que vinha de título no WTT Champions Frankfurt, levantou mais um troféu de simples. O seu primeiro de Finals.

Duplas femininas

Na chave de duplas no WTT Finals, a ausência de Chen Meng desfalcou a parceria com Wang Manyu. Elas seriam a dupla cabeça de chave número da competição. A China participou com outras duas duplas, mas ambas foram eliminadas por Sato/Hashimoto, par defensivo do Japão. E na final 100% japonesa, levou a melhor Sato/Hashimoto, que “varreu” por 3-0 a dupla campeã asiática Yokoi/Odo.

Duplas masculinas

Entre os homens, a decisão do WTT Finals foi entre a dupla da casa Togami/Shinozuka e os irmãos Alexis e Félix Lebrun, da França. Numa partida emocionante, com muitas trocas de bola e jogadas empolgantes, levou a melhor o par francês, por 3 a 2.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPIADA TODO DIA NO WHATSAPP

Com este resultado, os irmãos Lebrun assumiram a liderança no ranking mundial. Um feito incrível desses jovens, o que contribui para desafiar o domínio dos países asiáticos, sobretudo da China, nas principais competições.

Individual masculino

Tomokazu Harimoto, estrela do Japão, fez uma bela campanha diante da sua torcida. Isto é: chegou à decisão de simples do WTT Finals com vitórias sobre os chineses Liang Jingkun e Lin Shidong. Mas não conseguiu mostrar seu melhor jogo na final diante de Wang Chuqin, muito por mérito do adversário. Wang Chuqin, que depois de Paris-2024 não vinha obtendo bons resultados, simplesmente “varreu” Harimoto por 4-0 na decisão. Assim, Chuqin levantou seu terceiro troféu consecutivo de Finals e confirmou a liderança do ranking mundial.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka