Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Notas sobre o China Smash-2024

Divulgado o ranking mundial ref. Semana 41

Troféus do China Smash-2024 (WTT)

Os campeões de simples do China Smash-2024, o terceiro Grand Smash do ano, foram os mesmos do Champions de Macau-2024, ou seja: Lin Shidong e Sun Yingsha. Na minha opinião, não houve surpresa quanto ao sólido desempenho da líder do ranking mundial Shasha, que na decisão da chave feminina superou a compatriota Wang Manyu por 4-2.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Mas foi surpreendente a atuação de Lin Shidong, de 19 anos, na final diante do experiente Ma Long –para muitos o “GOAT” da modalidade. No único jogo anterior entre eles em torneios internacionais, Shidong havia perdido por 4-0. Mas desta vez, mostrou que evoluiu muito nos últimos meses. Atrás no placar por 1-3, Shidong seguiu lutando até encontrar as soluções para virar e fechar a partida em 4-3.

Lin Shidong é Top 3

Com o título na China, seu primeiro de Grand Smash, Lin Shidong somou 2.000 pontos no ranking mundial. Isto é: Shidong chegou ao Top 3 pela primeira vez na carreira. Confira abaixo outros destaques do ranking mundial (Semana 41), após a realização do China Smash:

Ma Long

Pelo vice-campeonato no China Smash, Ma Long ganhou 1.000 pontos e subiu duas posições no ranking. Isto é, agora ele é o 4º da classificação. Vale lembrar que Ma Long eliminou Hugo Calderano nas oitavas de final do torneio.

Anders Lind

Responsável por um dos resultados mais inesperados em Pequim, o dinamarquês Anders Lind ganhou as manchetes com a vitória de 3-1 (entre os 32) sobre Wang Chuqin. Ou seja: o cabeça de chave nº 1 e bicampeão de Grand Smash. Com mais uma vitória antes de ser eliminado nas quartas (entre os 8) no China Smash, Lind garantiu sua melhor participação em um torneio Smash. E agora ele está entre os 30 melhores do mundo, graças às 21 posições que subiu na classificação da semana 41.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Wang Manyu

Ao chegar à sua segunda final de simples de Grand Smash neste ano, Wang Manyu somou 1400 pontos. Com isso, voltou à vice-liderança do ranking, depois de ter passado nove semanas na 3ª posição, superando Chen Meng. Mas vale notar que a bicampeã olímpica Chen Meng não disputou o China Smash.

Fan Siqi

E o maior “conto de fadas” no China Smash é de Fan Siqi, que fez história em Pequim ao chegar às semifinais na chave feminina. Ou seja: com sete vitórias no torneio, incluindo o triunfo de 3-2 sobre a cabeça de chave nº 3 Wang Yidi, Fan tornou-se a primeira mesa-tenista saída do qualifying a chegar a uma semifinal de simples. Com isso, ganhou 700 pontos no ranking, suficientes para garantir o seu retorno ao Top 40 pela primeira vez em oito meses e meio.

Bruna Takahashi volta ao Top 20

Quem também fez bonito no China Smash foi Bruna Takahashi. Em sua campanha até as oitavas de final, ela venceu Xiaoxing Wang (Mônaco) na 1ª rodada e Mo Zhang (Canadá) na 2ª rodada, até parar na defensiva Suh Hyo Won (Coreia do Sul). Com esse resultado, Bruna somou 175 pontos e subiu 6 posições no ranking. Ou seja, era a 25ª e agora ocupa a 19ª posição. Um feito gigante para o tênis de mesa brasileiro!

Com informações de: WTT

Mais em Blog da Lyanne Kosaka