Dentre os vários resultados surpreendentes na chave feminina de simples do Saudi Smash-2024, o que mais me chamou a atenção foi a vitória da indiana Manika Batra, № 39 do mundo, sobre a chinesa Wang Manyu, isto é: a campeã do Singapore Smash-2024 e atual vice-líder do ranking mundial.
Batra e Manyu já haviam se enfrentado cinco vezes (duas delas, neste ano), com Manyu saindo vencedora em todas as ocasiões. Vale ressaltar ainda que Manyu, de 25 anos, foi campeã mundial de simples em Houston-2021.
Mas desta vez, a mesa-tenista de 28 anos da Índia, duas vezes medalhista de ouro nos Jogos da Commonwealth em 2018, tinha outros planos. Ela fez ótimo uso de seu “pino longo” no backhand para causar problemas a Manyu.
Semana inesquecível no Saudi Smash
Manika Batra, que nunca havia vencido um jogo na chave principal de um WTT Grand Smash antes desta semana, parecia não ter adversária mais difícil que a sua adversária pela segunda rodada.
Após ver Wang Manyu fechar o 1º set, a “garota de ouro de Nova Delhi” ganhou o set seguinte para igualar o jogo em 1-1 no Saudi Smash.
A tensão começou a ser sentida na Infinity Arena, já que as previsões de que o jogo seria vencido por Wang em três sets rápidos, logo se dissiparam. E logo a situação ficou mais difícil para a campeã do Singapore Smash, quando Batra ganhou o 3º set e abriu 2 a 1.
Com a possibilidade de ser eliminada do Saudi Smash, Wang precisava de um bom início de quarto set para acalmar os nervos. E ao ganhar os quatro primeiros pontos, ela parecia ter afastado o perigo. Mas Batra ganharia oito dos nove pontos seguintes para fazer 8-5. Mas logo Wang reagiu com cinco pontos seguidos, abrindo 10-8.
Será que a chance de Batra tinha passado? Não foi o caso. A mesa-tenista da Índia salvou os dois set points, igualando a série em 10-10, e não parou aí. Ou seja: conquistou os dois pontos seguintes, para fechar o jogo e celebrar uma vitória inesquecível.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Comemoração pós-jogo
Batra não conseguia conter sua alegria após a vitória no Saudi Smash, quando começou a “cair a ficha” do tamanho do seu feito:
“Estou muito feliz, ainda estou sentindo a emoção… Perdi para ela nas últimas vezes. Então pensei que só tinha que jogar o meu melhor e ir para cima. Eu estava apenas aproveitando cada ponto e não desistindo. No último set eu estava perdendo por 10-8 e consegui virar o jogo. Amei meu espírito de luta naquela situação. Vencer uma jogadora chinesa que é a número 2 do mundo, é uma grande coisa para mim.”
A próxima adversária de Batra é a alemã Nina Mittelham, de 27 anos e № 14 no ranking, pelas oitavas de final. Nos confrontos diretos, são 3 vitórias para alemã.
Brasileiras
Giulia Takashi foi eliminada na segunda rodada do quali pela sérvia Sabina Surjan, por 3 sets a 2. Já Bruna Takahashi caiu na primeira rodada da chave principal para a taiwanesa Chien Tung-Chuan, também por 3 sets a 2.
*Com informações de WTT