Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Copa do Mundo em Macau terá mais jogadores e inovações

Retornando ao calendário após quatro anos, Copa do Mundo de tênis de mesa terá mais jogadores e fase de grupos diferenciada

Fan Zhendong (Foto: WTT)

Daqui a alguns dias começa a Copa do Mundo Individual de tênis de mesa em Macau, China. Com premiação total de 1 milhão de dólares, haverá disputas no masculino e no feminino entre os dias 15 e 21 de abril. E, entre as novidades que marcam o retorno do evento ao calendário (a última edição aconteceu em Weihai-2020), estão o maior número de participantes e o sistema de disputa na fase de grupos.

Formato da disputa

Com 48 jogadores em cada uma das chaves masculina e feminina, ou seja, um aumento dos 16 jogadores em edições anteriores de Copas do Mundo de tênis de mesa, a edição deste ano busca inovar. Na primeira fase, são 16 grupos com 3 atletas cada, que disputam no sistema round robin (todos contra todos). Detalhe: eles jogarão quatro sets, e os resultados podem ser 4-0, 3-1 ou 2-2. O melhor de cada grupo avança para a segunda fase, isto é, as oitavas de final. Um “mata-mata” em que as partidas serão disputadas em melhor de sete sets. Você pode conferir aqui o sistema de disputa.

Recordista

Fan Zhendong tem (mais) um grande desafio pela frente. Dono de quatro troféus de Copa do Mundo, ele divide o recorde de maior número de títulos na competição com Ma Lin (atual técnico da seleção feminina da China). Ou seja: uma quinta conquista em Macau poderia isolá-lo como recordista de títulos do torneio.

A atuação de Fan Zhendong nas cinco últimas edições de Copa do Mundo que disputou foi quase perfeita, tendo perdido apenas um jogo. Chegou à decisão em cada ocasião, com apenas uma única derrota em Halmstadt-2015, na final para o compatriota Ma Lin. No ano seguinte, com apenas 19 anos, Fan ganhou o título em Saarbrucken. O mesa-tenista não disputou a Copa do Mundo em 2017, mas ganhou as três edições seguintes: em Paris-2018, em Chengdu-2019 e em Weihai-2020. Ou seja: Fan é o único a levantar a Copa do Mundo em três anos consecutivos. Ele tem uma sequência de 16 vitórias no evento e pode melhorar esta marca em Macau.

Vitória sobre Ma Long em 2020

Na mais recente Copa do Mundo, em Weihai-2020, Fan Zhendong se “vingou” da derrota que havia sofrido em 2015 diante de Ma Long, superando-o em uma partida de sete sets muito disputados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mas em Macau-2024, o caminho a mais uma decisão não será fácil. A forma do mesa-tenista de 27 anos tem oscilado nos últimos meses. Isto é: Fan perdeu a liderança do ranking mundial para Wang Chuqin em Março, após cair para o compatriota Lin Shidong entre os 32, no Singapore Smash-2024. E em sua participação mais recente no circuito mundial, no WTT Champions Incheon-2024, Fan perdeu nas semifinais para Hugo Calderano; a primeira derrota dele para Calderano desde 2018.

Enfim, o caminho de Fan Zhendong para um potencial quinto título de Copa do Mundo terá muitos adversários de peso, como os já mencionados Wang Chuqin, Lin Shidong e Hugo Calderano. Além de: Lee Sang Su, Lin Gaoyuan, Felix Lebrun e outros grandes nomes que participarão do evento.

Chen Meng e Bruna Takahashi

No feminino, a campeã da edição mais recente de Copa do Mundo (em Weihai-2020) é Chen Meng, campeã olímpica em Tóquio-2020 e atual número 4 do mundo. E quem representará o Brasil entre as mulheres é Bruna Takahashi, campeã da Copa Pan-Americana neste ano e atual número 19 do mundo.

Com informações de: ittf.com

Mais em Blog da Lyanne Kosaka