Recentemente postei um texto sobre algumas das estrelas do circuito que ainda não tinham conquistado um título de simples na série WTT (World Table Tennis). Entre eles, os irmãos Lebrun. E não é que no WTT Contender Antália-2023, o mais jovem deles, isto é, Felix (17 anos), quebrou a escrita e foi o grande campeão?
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
E que campanha! Na 1ª rodada (entre os 32), o caneteiro Felix (14º do ranking) superou por 3 sets a 1 o compatriota Lilian Bardet (100º do ranking). Na rodada seguinte, Felix venceu o defensivo alemão Ruwen Filus (43º) por 3-0.
Quartas-de-final diante de Hugo Calderano no Contender Antália-2023
Diante de Hugo Calderano (4º do mundo), Felix impôs o mesmo placar: 3-0. Este era um duelo muito aguardado, pois Calderano vinha de conquista de título na semana anterior, no WTT Contender Mascate-2023 (Omã). Mas Lebrun fez um ótimo trabalho de saque e recepção, neutralizando as ações do brasileiro.
Já na semifinal, o francês bateu por 3 sets a 1 Anton Kallberg (19º), integrante da seleção da Suécia campeã europeia por equipes neste ano.
Final versus Ovtcharov
E na decisão do WTT Contender Antália-2023, diante do experiente Dimitrij Ovtcharov (9º do mundo), Felix conseguiu manter o controle em uma partida cheia de altos e baixos. Ou seja: após abrir 3 sets a 1, Felix viu a reação do dono de 6 medalhas olímpicas. Tudo igual: 3 sets a 3. O último set resumiu o equilíbrio da partida, com o francês selando a vitória no segundo match point: 12-10.
Com este resultado, Felix garantiu seu primeiro título de simples na série WTT. Vale destacar que semanas antes, ou seja, no WTT Star Contender Langzhou-2023, ele e seu irmão Alexis foram campeões nas duplas. Na final, os franceses superaram por 3-2 os chineses Xu Yingbin e Lin Shidong.
Esta tem sido uma temporada especial para Felix Lebrun, que no meio do ano foi campeão individual nos Jogos Europeus, realizados em Cracóvia, Polônia.
Contender Antália-2023: Final feminina
A japonesa Hina Hayata (6ª do ranking), superou a defensiva Han Ying (11ª do mundo) e somou mais um título à sua coleção. No único confronto anterior entre elas – no Aberto da Áustria-2018, a vitória havia sido de Hayata por 4 sets a 0. E o placar foi o mesmo desta vez, ou seja, sem Hayata ceder um set à representante da Alemanha. A canhota Hayata já tinha conquistado um título no dia anterior nas duplas mistas, ao lado de Tomokazu Harimoto. Na decisão, eles venceram por 3-1 a dupla francesa Felix Lebrun e Prithika Pavade.
Vale lembrar que Hina Hayata foi a campeã de simples no WTT Contender Rio-2023, diante de Linda Bergstrom (Suécia), também uma jogadora defensiva. Isto é, Hayata parece não ter muita dificuldade diante deste estilo de jogo.