Vamos falar das duplas?
Os eventos de duplas costumam reservar boas surpresas nas competições, e no Mundial em Houston-2021 a história não foi diferente. A única decisão em que não vimos um representante da China foi a de duplas masculinas, ou seja, quando os suecos Falck e Karlsson superaram os sul-coreanos Jang Woo-jin e Lim Jong-hoon por 3 sets a 1.
Curiosamente, a última vez que uma dupla sueca conquistara o título mundial de duplas havia sido 30 anos antes. Isto é, no Mundial em Chiba-1991 com Peter Karlsson e Thomas von Scheele.
Suecos eliminaram dois pares chineses no caminho ao título
Os suecos, que não eram cabeças-de-chave, nas quartas eliminaram por 3 sets a 2 os chineses Fan Zhendong e Wang Chuqin (cabeças № 9). Desde então, Fan e Wang assumiram a liderança do ranking mundial, enquanto o par sueco caiu para a 4ª posição.
Já na semi, Falck e Karlsson despacharam em 3 sets os cabeças-de-chave № 1, ou seja: os chineses Liang Jingkun e Lin Gaoyuan. Atualmente, a dupla Liang/Lin ocupa o 8ª lugar no ranking.
Caminho até a decisão dos sul-coreanos
Cabeças № 10, Jang e Lim (hoje terceiros no ranking) venceram nas quartas Ho e Wong (Hong Kong) por 3 a 1. E pelo mesmo placar, os sul-coreanos superaram na semifinal os cabeças de chave № 2, os japoneses Togami e Uda.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Desde então, Togami e Uda tem se mantido entre os melhores, ocupando atualmente a vice-liderança do ranking mundial. Eles foram finalistas no Grand Smash de Singapura-2022. E há 2 meses, foram semifinalistas no Grand Smash de Singapura-2023 e finalistas no WTT Contender Amman-2023 e no WTT Star Contender Goa-2023.
As duplas mistas também tiveram atenção especial no Mundial em Houston-2021
Com isso, Kanak Jha (EUA) fez par com Wang Manyu (China). Eles avançaram até a terceira rodada, quando foram eliminados, de virada, pela dupla Gnanasekaran/Batra (Índia). E individualmente, tanto Kanak quanto Wang foram longe. Ou seja: Kanak chegou até as quartas de final, enquanto Wang Manyu foi a grande campeã.
Já o par “misturado”, ou seja, formado por Lin Gaoyuan (China)/Lily Zhang (EUA) conquistou a medalha de bronze, tendo sido eliminado na semifinal por Harimoto/Hayata (Japão). Harimoto e Hayata terminaram com a prata em Houston-2021 e seguem na vice-liderança do ranking. Os campeões em Houston-2021 foram Wang Chuqin e Sun Yingsha, formação que segue no topo do ranking mundial.
Brasileiros em Durban-2023
Entre os brasileiros, a dupla mista que merece atenção em Durban-2023 é a formada por Vitor Ishiy e Bruna Takahashi. Em Houston-2021 eles caíram na 1ª rodada, mas vêm de bons resultados no circuito e atualmente ocupam a 12ª posição do ranking mundial.