Após comentar o Grand Smash de Singapura-2023 na ESPN, ao lado do narrador Thiago Alves, listo abaixo os destaques. Foram quase 20 horas em 5 dias de transmissão de tênis de mesa ao VIVO!
Hugo Calderano semifinalista!
Em um evento com a participação dos 10 primeiros do ranking mundial, a meu ver Calderano realizou no Grand Smash de Singapura-2023 um feito comparável à conquista de uma medalha em Campeonato Mundial. Aliás, ele já tinha chegado perto disso no Mundial de Houston-2021, quando foi superado pelo chinês Liang Jingkun nas quartas de final. Em Mundiais não há disputa do bronze, diferentemente do que acontece nos Jogos Olímpicos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E TIK TOK
Nas rodadas iniciais do Grand Smash de Singapura-2023, Hugo venceu dois canhotos, ou seja: o sul-coreano Cho Seungmin (57º do ranking, por 3 sets a 2) e o japonês Yukiya Uda (20º, por 3 a 1). Nas oitavas, Hugo superou o bicampeão do Top 16 da Europa, o esloveno Darko Jorgic (10º, por 3 a 1). E nas quartas, naquela que considero a sua melhor exibição no torneio, Hugo despachou em sets diretos o nigeriano Quadri Aruna, isto é: venceu por 4 sets a 0. Lembrando que Aruna (14º do ranking) vinha embalado pela vitória, também em sets diretos, sobre o japonês Tomokazu Harimoto (4º do ranking) na rodada anterior. Fato é que Hugo não deixou Aruna utilizar o forehand, ou seja, o golpe mais utilizado pelo nigeriano no duelo com Harimoto.
Semifinal diante do “GOAT” Ma Long
Na semifinal do Grand Smash de Singapura-2023 contra Ma Long, Hugo viu um “GOAT” muito sólido, que cometeu poucos erros e se mostrou ciente das jogadas do brasileiro. No único set (o 4o set) em que conseguiu levar a melhor, Hugo teve que “tirar alguns coelhos da cartola”. Isto é; acertar golpes técnicos de alto risco, de modo a surpreender e tirar o adversário de posição. Hugo foi o único a ganhar um set de Ma Long até aquele momento da competição; ou seja: o placar final foi 4 sets a 1. Na última vez em que haviam se enfrentado, pelas oitavas do Mundial de Budapeste-2019, o brasileiro também conseguira tirar um set do grande mesa-tenista chinês.
Três títulos para Sun Yingsha no Grand Smash de Singapura-2023
Aos 22 anos, Sun Yingsha mostrou que está à vontade no topo do ranking mundial feminino, posto que começou a ocupar no início de 2022 no lugar de Chen Meng.
Na final de simples do Grand Smash de Singapura-2023, Sun Yingsha superou a wild card (convidada) Qian Tianyi por 4 sets a 1. A líder do ranking mundial mostrou ter respostas a todas as mudanças da adversária canhota.
Na final feminina de duplas do Grand Smash de Singapura-2023, o par Sun/Wang venceu Chen Meng/Wang Yidi de virada, por 3 sets a 2, isto é, após estar 0-2 no placar. Já a decisão de duplas mistas, uma reedição da final do Mundial de Houston-2021, foi mais tranquila. Ou seja: Sun/Wang Chuqin superou o duo japonês Harimoto/Hayata por 3 sets a 1. Vale lembrar que Sun Yingsha perseguia os três títulos em um torneio deste porte desde o Mundial de Houston-2021. Em solo norte-americano, Sun ganhou o ouro nas duplas e nas mistas. No individual, ficou com a prata (tendo sido superada na decisão pela parceira de duplas Wang Manyu).
Fan Zhendong defende o título no Grand Smash de Singapura-2023
Depois de ser eliminado precocemente em 2 torneios internacionais seguidos, isto é, no WTT Cup Finals Xinxiang 2022 e no WTT Star Contender Goa 2023, Fan Zhendong defendeu com sucesso o título que havia conquistado no Grand Smash de Singapura-2022. Diante de Ma Long, mesmo adversário da edição anterior, Fan mostrou consistência e ótimo aproveitamento nas bolas anguladas. E isso, tanto de forehand como de backhand. Com a vitória por 4 sets a 1 na decisão, Fan garantiu 2 mil pontos no ranking mundial e ampliou a vantagem sobre o vice Ma Long. Fan Zhendong ainda faturou o título nas duplas ao lado de Wang Chuqin. Os chineses superaram na decisão os sul-coreanos Jang Woojin e Lim Jonghoom.