Dimitrij Ovtcharov estava bem feliz no último domingo (08/01), na decisão da Copa da Alemanha-2023. Pois ao vencer o colega de seleção alemã Dan Qiu no terceiro jogo da final, Ovtcharov garantiu ao TTC Neu Ulm o primeiro título na história do clube. O Neu-Ulm superou na decisão os recordistas de títulos da competição, isto é, o Borussia Dusseldorf, por 3-0. Nas semifinais eles venceram o Ochsenhausen por 3-0; na mesma fase, o Düsseldorf despachou o Saarbrücken também por 3-0.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Foi um evento muito especial para todos nós,” disse Ovtcharov – dono de seis medalhas olímpicas.
Porque não só a conquista do título foi histórica, como também o clima do evento. Ou seja: cinco mil torcedores lotaram a arena Ulm/Neu-Ulm, apoiaram os times e deram um novo recorde de público à Bundesliga. Foram 4.600 espectadores em 2020, seguido por duas edições de Final Four da Copa da Alemanha-2023 sem a presença de torcedores devido à pandemia.
Timo Boll, estrela do Dusseldorf
“Foi uma vitória totalmente merecida para a equipe do Neu-Ulm”, disse a estrela do Dusseldorf Timo BOLL, mostrando como sempre sua classe como esportista: “O Neu-Ulm tem uma equipe fortíssima”… “Claro que gostaríamos de ter chegado mais perto da vitória (na Copa da Alemanha-2023), e estávamos nos sentindo bem. Mas o Neu-Ulm nos mostrou os limites desta vez”, reconheceu BOLL.
Boll foi superado no segundo jogo de simples da decisão. Diante do sueco Truls MOREGARDH ele deu um show de tênis de mesa, que os espectadores reconheceram com muitos aplausos. No final, o sueco vice-campeão mundial levou a melhor: 3-2, tão apertado como fora nas semifinais no Campeonato Mundial de Houston-2021 (4-3). Os outros dois confrontos individuais acabaram decididos em sets diretos, isto é: Yun-Ju venceu Anton KALLBERG 3-0, e com o mesmo placar OVTCHAROV superou o campeão europeu Dang QIU.
Alto nível
Ambas as equipes mostraram seu alto nível nas semifinais da Copa da Alemanha-2023. Ou seja: Dusseldorf se vingou da derrota por 1-3 sofrida na final do ano passado diante do Saarbrücken e desta vez superou em sets diretos seu antigo rival. BOLL venceu por 3-1 seu colega de seleção alemã e amigo Patrick FRANZISKA. Na outra mesa, o Neu-Ulm bateu o Ochsenhausen, com OVTCHAROV dando o seu melhor para vencer Can AKKUZU no quinto set. “Não encontrei meu jogo, mas tentei levar os pontos positivos para a final,” disse OVTCHAROV. “Felizmente, consegui fazer isso.”
Feminino
Entre as mulheres, o título da Copa da Alemanha-2023 ficou para o Berlin eastside, que na decisão superou em casa o TSV Langstadt por 3 a 0. Com isso, o time da capital alemã garantiu o oitavo título em dez edições da Copa, retomada em 2014. Um dos destaques do Berlin é Nina Mittelham, isto é, a atual número 14 do ranking mundial.