Na minha opinião, o grande nome do WTT Star Contender Budapeste foi o chinês Wang Chuqin, de 22 anos. Além do título de simples, o número 14 do mundo também levou o troféu nas duplas mistas (ao lado de Wang Manyu) e ainda foi semifinalista nas duplas ao lado de Ma Long.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Semifinal contra Ma Long
O “GOAT” (maior de todos os tempos), aliás, foi o adversário de Chuqin na semifinal de simples. Numa partida cheia de alternâncias, Wang Chuqin venceu em 7 sets, após ter perdido o segundo set por 2-11. Vale lembrar que ele chegou a estar 0-10 nesta parcial, quando Ma Long aparentemente errou uma recepção de propósito. Isto é, deu um “mercy point” (ponto de misericórdia) para o set não terminar em 0-11. Fato é que Wang Chuqin, estando atrás 1-2 no placar, se recompôs para igualar a partida em 2-2 e depois em 3-3. Até finalmente fechar o jogo no sétimo set por 11-5.
Antes da partida, o “head to head” apontava duas vitórias para cada lado. Ou seja, Ma Long sabia que Wang Chuqin era um adversário perigoso. Agora, a questão que fica é quanto ao futuro de Ma Long na seleção chinesa. Isto é: além de Fan Zhendong (fora dos torneios na Hungria para se dedicar ao Mundial por equipes no final de setembro/início de outubro), aos 33 anos Ma Long também tem que ficar de olho em Wang Chuqin, 11 anos mais jovem.
Final: Wang Chuqin x Truls Moregard
Na decisão, Wang Chuqin respondeu à maior criatividade e variação de Moregard (número 5 do ranking) com uma recepção ofensiva, boa seleção de serviços e maior consistência nas trocas de bola. Também cedeu menos pontos de graça e não se intimidou diante das quebras de ritmo impostas pelo sueco de 20 anos. Chuqin (algoz de Hugo Calderano nas oitavas) segue invicto contra Moregard, ou seja: ele agora soma 3 vitórias e nenhuma derrota diante do sueco.
Campanha de Truls Moregard
Truls Moregad fez grande campanha na capital húngara, cidade onde parece se sentir à vontade – tendo vencido o WTT Contender Budapeste-2021. Nas quartas, Moregard venceu o esloveno Darko Jorgic por 3-1, devolvendo a derrota sofrida na final do Top-16 da Europa deste ano. Nas semifinais, venceu por 4-2 Liang Jingkun, número 3 do ranking mundial. Seus bloqueios repentinos e mudanças de tempo causaram problemas ao mesa-tenista chinês, que não conseguiu se desvencilhar das armadilhas e acabou cometendo mais erros que o usual.
Com o vice no WTT Star Contender Budapeste-2022, Truls Moregard vai se firmando entre os grandes, após ter sido um finalista surpreendente no Mundial de Houston-2021.