Há alguns anos, quando saúde mental não era algo tão debatido como é hoje, eu estava de férias nos Estados Unidos. E seguindo a indicação de um amigo, fui visitar um clube de tênis de mesa em Los Angeles. Chegando no local, vi que a técnica era uma ex-atleta da seleção norte-americana, colega de vários eventos internacionais. Começamos a conversar e logo ela insistiu para que eu jogasse. Eu não estava com roupa de treino, nem tinha levado raquete – mas ela falou tanto que acabei batendo bola com material emprestado. E no final, passei algumas horas bem divertidas no clube. Ou seja: a treinadora me lembrou que “as pessoas ficam mais felizes e animadas quando jogam tênis de mesa”.
A prática do tênis de mesa beneficia a saúde mental em vários aspectos, e o The Nation Roar elaborou a seguinte lista:
Aumenta a concentração
No tênis de mesa o desafio dos atletas é manter os olhos na bolinha. Com isso, seus movimentos oculares e visão periférica melhoram. Isto é, você aprende a bloquear o ambiente ao redor e a focar na trajetória na bola. Sua concentração e foco ficam bem apurados no longo prazo.
Desenvolve o pensamento estratégico
O jogo é questão de golpear bem a bola e defender o seu lado. Mas à medida que seu estilo evolui, você começa a pensar na melhoria da técnica e/ou na estratégia para vencer o seu adversário.
Ou seja: você entende qual é o canto preferido para o seu oponente atacar ou defender, fica mais familiarizado com o estilo de jogo dele.
É fonte de descontração
Hobbies e jogos são importantes para “dar um ganho” na condição mental. Isto é, com o estresse do trabalho e do dia a dia, é bom relaxar com algumas partidas de tênis de mesa. Muitas pessoas fazem isso depois dos estudos e/ou do trabalho.
Esportes e jogos têm sido recomendados por especialistas para reduzir o estresse e estimular os níveis de dopamina e de serotonina. Atividades físicas realizadas de forma moderada também ajudam a melhorar o sono.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ajuda na formação de laços sociais
O tênis de mesa é disputado com outro jogador ou outros dois jogadores, no caso das duplas. Ou seja: isso encoraja interações entre as pessoas
Muitas grandes amizades são formadas por meio do esporte, com os seus os parceiros de treino ou com as pessoas que você enfrenta; as relações pessoais contribuem bastante com a saúde mental dos indivíduos.
+Krisztina Tóth auxilia mesa-tenistas ucranianas na Alemanha
Provê estímulo aeróbico ao cérebro
Este esporte exige uma atividade aeróbica completa de pernas e braços, ajudando também a melhorar a coordenação motora e os reflexos. E com níveis mais altos de oxigenação no cérebro, ele fica mais ativo e energético.
Bom, a lista de benefícios não termina por aqui. Mas você já começou a pensar quando será sua próxima partida de tênis de mesa? 🙂