Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Sun Yingsha, atual líder do ranking mundial

Líder do ranking mundial Sun Yingsha estará em ação em 3 provas no Grand Smash em Singapura, mas sente-se preparada devido à forte rotina de treinos

A rotina de treinos de Sun Yingsha, atual líder do ranking mundial, é bem puxada – como veremos abaixo. Mas aos 21 anos, ela tem colhido os frutos do seu trabalho. Em um 2021 marcante, a mesatenista chinesa conquistou duas medalhas (ouro por equipes e prata no individual) em Tóquio-2020 e ganhou outras três (prata no individual, ouro nas duplas e ouro nas mistas) no Mundial de Houston-2021. E encerrando a temporada com “chave de ouro”, Sun Yingsha foi campeã no WTT Finals.

Wang Manyu (esq.) e Sun Yingsha (dir.): campeãs nas duplas no Mundial de Houston-2021
Wang Manyu (esq.) e Sun Yingsha (dir.): campeãs nas duplas no Mundial de Houston-2021 (Foto: Divulgação)

Sun certamente ainda tem muitos títulos a conquistar. Ela é leve, rápida, tem ótima técnica e não se intimida em momentos importantes da partida.

No WTT Grand Smash em Singapura, a mesatenista é cabeça de chave número 1 tanto no individual como nas duplas, ao lado da compatriota e número 4 do ranking mundial Wang Manyu. Nas mistas, ela e Wang Chuqin (número 13 do mundo) são os cabeças número 2. Mas o que chama a atenção é a rotina de treinos de Sun Yingsha, conforme destacou o jornal Strait Times:

Rotina de treinos de Sun Yingsha

A agenda possivelmente puxada (do Grand Smash) não assusta a mesatenista, a julgar por sua rotina diária. Ela se levanta às 7h da manhã, treina até o meio-dia e retoma das 15h30 às 19h30 em dias com sessões duplas. Nos dias com sessões triplas, ela treina de manhã, das 15h30 às 17h30 e das 19h30 às 22h.

Memórias de Xangai

Sessão tripla?! Isso me fez lembrar de quando treinei em Xangai por algumas semanas, após a Copa do Mundo de 1997. A rotina era parecida: treino das 9h às 12h, depois das 15h às 18h. Nessas janelas também fazíamos preparo físico. Depois do jantar, algumas atletas treinavam saque ou outro fundamento. E aos sábados havia treino até o meio-dia. Vale dizer que o restante do final de semana tinha que ser aproveitado com parcimônia, pois a rotina era retomada na segunda-feira pela manhã…

Naqueles dias na China pude sentir na pele a qualidade e a intensidade dos treinos, e ver atletas se dedicando “24×7” (24 horas por dia, 7 dias por semana) ao esporte. Que experiência!

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Campanha de Sun Yingsha no Mundial de Houston-2021

Mas voltando à matéria do Strait Times com Sun Yingsha: Todo esse trabalho duro rendeu frutos no Mundial de Houston, EUA, quando Sun Yingsha levou o ouro nas duplas e nas mistas, e chegou à final de simples, onde perdeu de 4-2 para a parceira de duplas Wang Manyu.

Sun comentou: “Foi um teste da minha condição física e da minha força mental, e consegui chegar à final nos três eventos. Então tenho experiência com esse tipo de agenda.”

“Fisicamente, me senti bem. O verdadeiro teste acontece mais para o final do torneio, quando os jogos são mais frequentes e intensos, nas semifinais e finais.”

“O crucial é como planejar cada dia, para que eu consiga equilibrar treino, competição e recuperação. Acho que consigo me adaptar porque a preparação já é feita antes do torneio, e espero que dure até o final novamente.”

Sun Yingsha. Com tanto foco e dedicação, provavelmente veremos este nome brilhar por muitos anos!

Mais em Blog da Lyanne Kosaka