Nesta semana, a ITTF (Federação Internacional de tênis de mesa) anunciou que o Campeonato Mundial por equipes de 2022 acontecerá de 17 a 26 de abril, na cidade de Chengdu.
Em um cenário pandêmico de tantas indefinições, acho importante a ITTF cravar no calendário o Campeonato Mundial por Equipes. Isso sinaliza que a entidade quer manter a “roda do esporte” girando e se preocupa com os atletas, dirigentes e toda a comunidade do tênis de mesa. Com uma data definida, as partes envolvidas têm a oportunidade de se preparar e de fazer eventuais ajustes de rota. Ainda que possa haver muitas mudanças no caminho, como os 2 últimos anos têm nos mostrado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A presidente da ITTF Petra Sorling comentou: “Nestes tempos de incerteza, estamos gratos aos nossos anfitriões, que tomaram as medidas necessárias para garantir a realização deste nosso icônico evento. A família do tênis de mesa espera por um ano inteiro de ação, depois de um final de sucesso em 2021 que anunciou o reinício internacional do esporte.” De fato, o final de 2021 viu a realização de grandes torneios de tênis de mesa, como o Campeonato Mundial em Houston e o WTT Finals em Cingapura – que mantiveram o esporte em evidência e os atletas em atividade no cenário internacional. Vale lembrar que ambos os eventos viram uma excelente atuação de Hugo Calderano. O atual número 4 do mundo terminou entre os 8 melhores no Mundial em Houston e entre os 4 no WTT Finals.
Último Mundial por Equipes aconteceu há 4 anos
O Campeonato Mundial por Equipes que estava marcado para 2020 em Busan, Coreia do Sul, foi cancelado devido à Covid. Isto é, a última edição aconteceu em 2018 – há 4 anos – em Halmstad, Suécia. Na ocasião, o pódio masculino ficou assim: 1. China 2. Alemanha 3. Coreia do Sul e Suécia (não há disputa do bronze). A equipe do Brasil, com Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Victor Ishiy e Eric Jouti fez bonito e terminou entre os 8 melhores. Não por acaso, esse mesmo time competiu em Tóquio-2020 e chegou também às quartas-de-final, quando perdeu para a Coreia do Sul.
No feminino, ficou assim o pódio no Campeonato Mundial em 2018: 1. China 2. Japão 3. Hong Kong e Coreia Unificada. Aliás, uma das manchetes do torneio foi a decisão da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, que se enfrentariam nas quartas-de-final, de formar uma única equipe. De certa forma, uma reedição do Mundial de Chiba em 1991, mas desta vez o time unificado parou na semifinal. Já as brasileiras terminaram na 20ª posição, com Gui Lin, Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jéssica Yamada.
Campeonato Mundial por Equipes em anos pares, Mundial de Simples e Duplas em anos ímpares
Outra curiosidade é que nem sempre houve edições separadas de Campeonatos Mundiais. O primeiro Mundial por Equipes aconteceu em 2000, na Malásia. No ano seguinte no Japão, a edição ainda foi completa, com a realização dos eventos por equipes + individual + duplas. Mas a partir de 2003, os anos ímpares passaram a comportar as disputas individuais e de duplas; e os pares, a competição por equipes.
Enfim, que venha o Mundial por Equipes em 2022 para seguirmos falando de tênis de mesa!