Para quem acompanha o tênis de mesa há tanto tempo, como eu, a final feminina do WTT Star Contender entre Mima Ito e Feng Tianwei é uma das mais interessantes que poderiam acontecer. Ou seja: de um lado, a japonesa de 20 anos e atual vice-líder do ranking mundial; do outro, a “veterana” de 34 anos de Singapura, № 12 do mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Mima Ito chega à decisão tendo perdido apenas 2 sets; já Feng Tianwei teve mais dificuldades no caminho e cedeu 4 sets, mas na semifinal despachou a romena Elizabeta Samara (№ 34) em sets seguidos.
Confrontos diretos Ito x Feng
Das 8 partidas entre as mesatenistas, Mima Ito venceu 6. Uma das mais importantes foi a que garantiu o bronze por equipes ao Japão no Rio-2016, apenas a segunda medalha olímpica da história do tênis de mesa feminino japonês. Desde então, foram mais quatro vitórias seguidas de Ito sobre Feng, a última delas pelas quartas de final do Aberto do Catar em 2020. E se a japonesa sair vencedora na decisão do WTT Star Contender Doha, será o seu segundo título seguido neste ano; ela acabou de conquistar o WTT Contender.
+ Dimitrij Ovtcharov e Mima Ito triunfam no WTT Contender Doha
Em Londres-2012, bronze histórico para Singapura
Mas Feng Tianwei também tem uma coleção de conquistas marcantes. No Mundial de Moscou em 2010, a mesatenista liderou o time de Singapura ao seu primeiro título mundial na história, desbancando na final as favoritas chinesas. Feng é ainda dona de 3 medalhas olímpicas: prata em Pequim-2008 por equipes e dois bronzes em Londres-2012: por equipes e no individual. As conquistas na capital inglesa renderam-lhe uma bela premiação em dinheiro. Isto é: pelo bronze no evento de simples, a primeira medalha olímpica de Singapura num evento individual em 52 anos, Feng recebeu 250 mil dólares singapurianos por meio de um programa de incentivo do Conselho Olímpico Nacional do país. E pelo bronze por equipes, o time ganhou 375 mil dólares.
Enfim, “no papel” Mima Ito é a favorita na decisão do WTT Star Contender, mas ela sabe que não dá para vacilar diante de uma adversária tão experiente e técnica como Feng Tianwei!
Time Brasil
Bruna Takahashi (№ 49 do mundo), única representante do Brasil na chave feminina de simples, terminou entre as 16 melhores no WTT Star Contender. Com atuações consistentes, a brasileira venceu na 1a rodada a porto-riquenha Melanie Diaz (№ 68) e na sequência, a romena Bernadette Szocs (№ 25). Foram bem importantes e significativas as vitórias de Bruna, principalmente sobre a romena Szocs, que está à frente da brasileira no ranking mundial de tênis de mesa. Os resultados positivos atestam a sua qualidade técnica e o seu potencial de evolução. Bruna teve ainda atuação destacada na chave de duplas mistas, ao lado de Victor Ishiy. O par brasileiro encerrou a participação entre os 8 melhores e tem como próximo desafio o Pré-Olímpico de Duplas Mistas, agendado para o mês de abril em Rosário, na Argentina.
+Duplas mistas em Tóquio, um ouro a mais no tênis de mesa