8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Beisebol aposta na união contra favoritos por pódio inédito

Seleção já surpreendeu a Venezuela, um dos times mais tradicionais que estão em Santiago 2023, e agora vai para cima da Colômbia em busca da classificação para as semifinais

Felipe Natel Beisebol medalha Santiago 2023
Felipe Natel abriu o jogo no montinho para o Brasil (Wander Roberto/COB)

Santiago – Não dá para deixar de dizer que a seleção brasileira de beisebol surpreendeu a Venezuela na estreia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Fez 3 a 1 nesta quinta-feira (19), no Centro de Béisbol y Sóftbol da capital chilena. Os adversários são um dos times mais tradicionais do mundo, têm uma liga nacional forte e constantemente exportam estrelas para as grandes ligas do mundo. Mas hoje deu Brasil e o caminho para a vitória, de acordo com os dois arremessadores que participaram do confronto, foi a união. Ela é a arma mais forte na busca pelo principal objetivo, a medalha inédita.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“É um jogo de sete entradas, e um time trabalhando em conjunto é muito mais forte que qualquer estrela que estiver por aí”, diz Felipe Natel, que abriu o confronto no montinho para o Brasil. Jogou quatro entradas, arremessou 79 bolas com dois strike outs, cedendo uma corrida. “A gente está focado, estamos treinando desde março, todo mundo junto. O time está bem centrado, cada um sabe o papel. Estamos confiantes para conseguir uma medalha”, afirmou, logo após o término da partida.

Momentos difíceis

Oscar Nakaoshi, que fechou o confronto, demonstra nas palavras o mesmo pensamento de Felipe. “Onde o time quiser que eu jogue, vou jogar e dar o meu máximo. Não existe só eu de arremessador. Tem outros que jogam bem que confiamos”, afirmou. Nakaoshi entrou na quinta entrada e chegou a arremessar com bases lotadas e apenas um eliminado. Mas conseguiu fechar sem ceder corridas. “Desde o Brasil eu já sei que vou entrar nesses momentos difíceis.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Beisebol Mundo Afora 🌎 (@beisebolmundoafora)

Fala, campeão

Paulo Orlando, que atua no campo externo central, é outro que exalta a união do grupo. “O Brasil vem trabalhando muito duro, o conjunto está muito unido e esperamos fazer uma boa competição. A mentalidade que o grupo tem é de buscar a medalha. Fazer algo grande para o Brasil e ser exemplo para os jovens. É possível, fazemos um trabalho bom e podemos conseguir”, afirma o primeiro brasileiro campeão da Major League Baseball, em 2015, com o Kansas City Royals.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Primeiro ponto

A seleção ainda faz dois jogos na primeira fase em Santiago 2023. Pega a Colômbia às 9h30 de domingo (22) e fecha contra Cuba no mesmo horário, mas na terça (24). Os cubanos também têm muita tradição no beisebol, mas Felipe entende que são os colombianos o desafio mais difícil. “Estão mais preparados que as outras equipes e são mais unidos. Um time parecido com o nosso. Vai ser como hoje, quem fizer o primeiro ponto vai ganhar. Então vamos nos preparar para não ceder o primeiro ponto e marcar o primeiro ponto.”

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Santiago 2023