Santiago – Não dá para deixar de dizer que a seleção brasileira de beisebol surpreendeu a Venezuela na estreia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Fez 3 a 1 nesta quinta-feira (19), no Centro de Béisbol y Sóftbol da capital chilena. Os adversários são um dos times mais tradicionais do mundo, têm uma liga nacional forte e constantemente exportam estrelas para as grandes ligas do mundo. Mas hoje deu Brasil e o caminho para a vitória, de acordo com os dois arremessadores que participaram do confronto, foi a união. Ela é a arma mais forte na busca pelo principal objetivo, a medalha inédita.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“É um jogo de sete entradas, e um time trabalhando em conjunto é muito mais forte que qualquer estrela que estiver por aí”, diz Felipe Natel, que abriu o confronto no montinho para o Brasil. Jogou quatro entradas, arremessou 79 bolas com dois strike outs, cedendo uma corrida. “A gente está focado, estamos treinando desde março, todo mundo junto. O time está bem centrado, cada um sabe o papel. Estamos confiantes para conseguir uma medalha”, afirmou, logo após o término da partida.
Momentos difíceis
Oscar Nakaoshi, que fechou o confronto, demonstra nas palavras o mesmo pensamento de Felipe. “Onde o time quiser que eu jogue, vou jogar e dar o meu máximo. Não existe só eu de arremessador. Tem outros que jogam bem que confiamos”, afirmou. Nakaoshi entrou na quinta entrada e chegou a arremessar com bases lotadas e apenas um eliminado. Mas conseguiu fechar sem ceder corridas. “Desde o Brasil eu já sei que vou entrar nesses momentos difíceis.”
Fala, campeão
Paulo Orlando, que atua no campo externo central, é outro que exalta a união do grupo. “O Brasil vem trabalhando muito duro, o conjunto está muito unido e esperamos fazer uma boa competição. A mentalidade que o grupo tem é de buscar a medalha. Fazer algo grande para o Brasil e ser exemplo para os jovens. É possível, fazemos um trabalho bom e podemos conseguir”, afirma o primeiro brasileiro campeão da Major League Baseball, em 2015, com o Kansas City Royals.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Primeiro ponto
A seleção ainda faz dois jogos na primeira fase em Santiago 2023. Pega a Colômbia às 9h30 de domingo (22) e fecha contra Cuba no mesmo horário, mas na terça (24). Os cubanos também têm muita tradição no beisebol, mas Felipe entende que são os colombianos o desafio mais difícil. “Estão mais preparados que as outras equipes e são mais unidos. Um time parecido com o nosso. Vai ser como hoje, quem fizer o primeiro ponto vai ganhar. Então vamos nos preparar para não ceder o primeiro ponto e marcar o primeiro ponto.”