Rebatida dada para o início dos Jogos Pan-Americanos! O primeiro evento oficial de Santiago-2023 aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), com a partida de beisebol entre México e Chile, na Comuna de Cerrillos. Sem tomar conhecimento dos donos da casa, o México atropelou os anfitriões e venceu por 16 a 0, em duelo encerrado ainda no quinto inning. O jogo aconteceu dois dias antes da cerimônia de abertura do Pan, marcada para a sexta-feira (20), às 20h.
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
Um dos times mais tradicionais do beisebol das Américas e vivendo grande fase, o México entrou como franco favorito para vencer o Chile, que tem pouquíssima expressão no cenário internacional da modalidade. E assim o fez. A equipe foi dominante, não sofreu rebatidas e anotou 16 corridas contra nem uma do time da casa, tudo isso em apenas cinco innings disputados. Com o placar elástico, a “regra de misericórdia” foi aplicada e a partida foi encerrada antes do fim.
Diferente do que acontece em competições prestigiadas da modalidade como a Major League Baseball (MLB), as partidas de beisebol nos Jogos Pan-Americanos acontecem em sete entradas (innings), não em nove. Por conta do desnível técnico das equipes, o jogo dá-se por encerrado quando a diferença do placar for de 15 corridas ou mais no quinto inning. Foi o que aconteceu no duelo entre México e Chile.
Com a vitória, o México larga em vantagem no grupo A da competição, que ainda conta com Panamá e República Dominicana. Essas duas equipes se enfrentarão nesta quinta-feira (19), às 9h30 (horário de Brasília). O próximo compromisso do México será contra os dominicanos, no sábado, às 9h30, enquanto o Chile enfrentará os panamenhos às 15h, também no sábado. O Brasil está no grupo B do Pan e estreia nesta quinta, às 15h, contra a Venezuela.
Favorito ao título
O México acumula três medalhas de bronze no beisebol dos Jogos Pan-Americanos, obtidas em Buenos Aires-1951, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007, e busca um ouro inédito. Em Santiago-2023, a equipe é a melhor ranqueada entre as participantes, de acordo com a classificação da Confederação Mundial de Sotfbol e Beisebol (WSBC). Atualmente, o país é o terceiro colocado do ranking mundial. Em março deste ano, o México foi bronze no World Baseball Classic.