A Liga Japonesa de Beisebol (NPB) decidiu que todos os jogadores, técnicos e membros das equipes terão de passar por testes periódicos de coronavírus para o disputar a nova temporada, marcada para começar no próximo dia 19, sem a presença de torcedores. É a primeira liga profissional marcada para voltar no país da Olimpíada após o estado de emergência.
+Ícaro Miguel é fã de Son Goku e Dragon Ball Z
A decisão, tomada após reunião online entre a NPB e os representantes das 12 equipes que integram a liga, veio depois da confirmação de que dois jogadores do Yomiuri Giants testaram positivo para o coronavírus.
A primeira rodada de testes para detectar o vírus acontecerá no dia 19 de junho e ocorrerá uma vez por mês.
“Semanas atrás, algumas pessoas eram contra a testagem de jogadores em boas condições de saúde, mas agora a situação é diferente. Concluímos que todos devem realizar os testes para coronavírus para a própria segurança,” disse o comissário da NPB em entrevista coletiva.
A principal liga de beisebol do Japão ainda terá que decidir o prazo de retorno aos campos dos jogadores que testaram positivo. Eles obrigatoriamente terão que se isolar em casa por um período após serem liberados pelos hospitais.
Beisebol e futebol
Um time de especialistas em saúde foi contratado em conjunto pela NPB e pela J.League, a liga profissional de futebol do Japão, e será responsável por todos os testes. A J.League já havia decidido testar todos os jogadores anteriormente.
Olimpíadas mais simples?
Na quinta-feira (4), a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que pode ser necessário realizar uma Olimpíada “simplificada” no Japão.
“A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos exige simpatia e compreensão dos moradores de Tóquio e do povo japonês”, disse Koike a repórteres. “Para isso, precisamos racionalizar o que precisa ser racionalizado e simplificar o que precisa ser simplificado”.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Os comentários de Koike vieram depois da informação do jornal Yomiuri de que várias opções estavam sendo consideradas pelos organizadores. Entras elas o teste obrigatório de coronavírus e a redução no número de espectadores.
O novo coronavírus já infectou mais de 6,4 milhões de pessoas e matou cerca de 380 mil em todo o mundo. O Japão teve cerca de 17 mil infecções e 900 mortes até o momento.